O município de Carregal do Sal assinou um memorando de entendimento assinado a 14 de Novembro, pela Vice-Presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal, Isabel Azevedo, em Lisboa, na edição Portuguesa da Web Summit, com a Startup Portugal. Este acordo visa incentivar e estimular o empreendedorismo naquele concelho através da instalação de Startups. Carregal do Sal passa, de resto, a integrar o restrito número dos 22 Municípios no universo dos 308 a nível nacional, a dar os primeiros passos com a Startup Portugal.
O Director Executivo da Startup Portugal, António Dias Martins, sustenta a ideia de que a, “descentralização e a coesão territorial” e o facto de os “municípios valorizarem o empreendedorismo como driver de desenvolvimento regional e, com os seus recursos, atraírem empresas inovadoras e talento qualificado” representa, a “concorrência saudável entre regiões que se diferenciam através de políticas públicas activas em prol da economia local”, destacando ainda que, este tipo de protocolos funciona como um estímulo “à atracção e fixação de empreendedores e startups internacionais”.
O protocolo prevê a atribuição de benefícios fiscais para as startups e scaleups que abram actividade na área territorial concelhia, entre os quais estão a isenção de derrama municipal e a criação de outros benefícios fiscais como a isenção ou redução de taxas a empresas e trabalhadores.
“Atrair e fixar empreendedores constitui uma das apostas do Município que entende a fixação de novas e inovadoras empresas e a eventual e consequente vinda de trabalhadores qualificados para o Concelho como um contributo essencial ao desenvolvimento local e à coesão territorial”, pode ler-se numa nota da autarquia.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc