Home - Últimas - Casa de Santar Tinto 2022 conquista a Grande Medalha de Ouro do Dão no Concours Mondial de Bruxelles 2025

Casa de Santar Tinto 2022 conquista a Grande Medalha de Ouro do Dão no Concours Mondial de Bruxelles 2025

Vinho da histórica Casa de Santar foi o único da região a obter a distinção máxima entre centenas de amostras provadas na China. Dez outros vinhos de Dão e Lafões arrecadaram Medalhas de Ouro, reforçando a notoriedade internacional da região.

O vinho Casa de Santar Tinto 2022 foi distinguido com a Grande Medalha de Ouro na 32.ª edição do Concours Mondial de Bruxelles, competição internacional que decorreu este mês na China e reuniu provas de vinhos tintos e brancos de todo o mundo. A marca, com raízes profundas na região demarcada do Dão, foi a única da região a alcançar a distinção mais elevada atribuída pelo concurso.

A 32.ª edição do Concours Mondial de Bruxelles teve lugar no início de Junho, em Yinchuan, no coração da região vinícola de Ningxia, na China. Durante três dias, 7165 vinhos provenientes de 49 países foram provados às cegas por 375 especialistas internacionais oriundos de 56 nações, segundo dados oficiais da organização.

Segundo a organização do Concours Mondial de Bruxelles, Portugal participou com 876 vinhos, tendo sido premiados 290 — 14 com Grande Medalha de Ouro, 120 com Medalha de Ouro e 155 com Medalha de Prata. Entre todos os vinhos do Dão em prova, apenas o Casa de Santar Tinto 2022 obteve a classificação máxima, reforçando a consistência e reputação da marca no panorama nacional e internacional.

“A conquista deste prémio internacional, que coloca a Casa de Santar e a região do Dão nos holofotes do mundo, serve de estímulo para continuarmos a trabalhar diariamente e a dignificar o que de melhor esta Casa e a região têm para oferecer”, afirmou Paulo Prior, director de enologia da Casa de Santar.

Produzido a partir de castas típicas do Dão e com um perfil clássico, o Casa de Santar Tinto 2022 apresenta cor granada intensa, aroma frutado com notas de frutos vermelhos e especiarias subtis, e um perfil equilibrado e aveludado na boca. Deve ser servido entre 16 e 18ºC, acompanhando bem pratos de carne e queijos curados. A marca é reconhecida pela sua aposta na elegância, longevidade e respeito pelo terroir, assumindo-se como uma das casas mais emblemáticas da região.

Além da distinção atribuída à Casa de Santar, outras dez marcas de vinhos da região de Dão e Lafões conquistaram Medalhas de Ouro, reforçando a diversidade e a qualidade reconhecida pelos jurados do concurso. Foram elas:

  • Tesouro da Sé Private Selection 2020

  • Barão de Nelas Reserva 2017

  • Quinta da Giesta Reserve 2021

  • Fonte do Ouro Reserva 2021

  • Porta d’Armas 2021

  • Quinta dos Carvalhais Red 2022

  • Casa da Passarella A Descoberta Colheita Tinto 2022

  • Pedra do Gato Encruzado DOC 2024

  • Quinta da Gandara Grande Reserva – Encruzado 2020

  • Jardim de Garnito Terroir Blend Tinto 2021

As distinções agora atribuídas, segundo os responsáveis da região, consolidam o prestígio da região do Dão nos grandes concursos internacionais e confirmam a vitalidade dos seus produtores, tanto em propostas de perfil mais clássico como em vinhos de assinatura contemporânea.

LEIA TAMBÉM

PJ deteve em Nelas homem procurado no Reino Unido por abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária deteve, ontem, em Nelas um homem de 45 anos, procurado pelas autoridades …

GNR contabiliza quase 90 estradas cortadas no distrito de Coimbra devido ao mau tempo

O Comando Territorial de Coimbra da Guarda Nacional Republicana contabiliza 88 estradas nacionais e municipais …