Home - Outros Destaques - CDU acusa a CM de Oliveira do Hospital de na pressa de construir o Campus educativo de ter abatido 135 castanheiros dentro da cidade

CDU acusa a CM de Oliveira do Hospital de na pressa de construir o Campus educativo de ter abatido 135 castanheiros dentro da cidade

A CDU de Oliveira do Hospital acusa a Câmara Municipal de “na pressa política em construir o Campus Educativo, aquela obra muito propagandeada pela Câmara PS, ter abatido 135 Castanheiros, grandes e produtivos, para rasgar o terreno onde a obra vai ser feita, junto à Escola Secundária, dentro da cidade”. Aquela força política exige agora que exista um processo de reflorestação.

“Este anunciado “Campus Educativo” pretende ser um complexo onde vão funcionar o Ensino Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico (antiga Primária). A População em geral e mesmo a CDU – que não está directamente representada nos Órgãos Autárquicos Municipais onde faz muita falta – não se aperceberam a tempo das implicações ambientais e urbanísticas desta obra de impacto local.  E só o abate dos 135 castanheiros evidenciou a “ferida” ali aberta pelo enorme desaterro”; refere aquela força política.

Salientando que nos placares oficiais expostos junto ao desaterro, vem o custo da obra, mas não aparece o prazo temporal da respectiva execução, a CDU explica que o prazo contratado pela Câmara para a execução é de 570 dias o que remete a entrega da Obra para o final de 2022. “Então, por que razão é que a Câmara não divulga este prazo de execução contratado para a obra em causa?”, questionam. “Provavelmente para, mais tarde, não serem visíveis, dessa forma, as (grandes…) derrapagens, habituais dos prazos de execução das obras tipo ´Santa Engrácia´ em que esta Câmara PS se especializou no nosso Município e na Cidade em especial”, explicam.

 A CDU questiona ainda a autarquia se não poderia encontrar outro terreno. “E até havia lá essa possibilidade.  Dessa forma, a Câmara tinha evitado o abate destas árvores produtivas. Por outro lado, desconcentrava mais os edifícios escolares e outros equipamentos municipais que se situam naquela área e quase “em cima” uns dos outros… Mas, perante o já consumado abate dos (para já) 135 Castanheiros, a CDU reclama que a Câmara Municipal assegure uma plantação nova de, pelo menos, 1 500 Castanheiros, tendo nomeadamente em conta os projectos de reflorestação que vai promover no Município a curto prazo, e também já a remodelação em curso do Parque dos Marmelos. E a ter em conta como da maior importância, a CDU também reclama desde já que a Câmara não venha pôr a funcionar este (futuro) “Campus Educativo” à custa do encerramento de outras Pré-Escolas e Escolas do 1º Ciclo do Básico (Escola Primária)”, conclui.

 

 

LEIA TAMBÉM

Rua Desembargador António Vasconcelos cortada ao trânsito em Oliveira do Hospital

A rua Desembargador António Vasconcelos, em Oliveira do Hospital, foi hoje ao início da noite …

EM503 em Meruge já se encontra transitável após deslizamento de terras

A EM503, em Meruge, já se encontra transitável após ter sido cortada ao trânsito devido …