Ilda Bernardo, enfermeira e dirigente sindical, lidera a lista à câmara. Carlos Veloso, serralheiro e deputado municipal, é o cabeça de lista à assembleia. Candidatura defende IC6, IC7 e IC37, serviços públicos, floresta e indústria local.
A Coligação Democrática Unitária (PCP/PEV) apresentou esta terça-feira os cabeças de lista aos órgãos municipais do concelho de Seia nas eleições autárquicas de 2025, com a promessa de um projecto “ligado às populações” e com propostas para o “desenvolvimento do concelho”.
À presidência da Câmara Municipal de Seia candidata-se Ilda Bernardo, 59 anos, enfermeira, dirigente sindical e membro da Direcção Regional da Guarda e da Comissão Concelhia de Seia do PCP. À presidência da Assembleia Municipal concorre Carlos Veloso, 39 anos, serralheiro mecânico, deputado na assembleia municipal e também dirigente sindical, com cargos no SITE Centro Norte, na FIEQUIMETAL e na União dos Sindicatos da Guarda/CGTP-IN. É igualmente dirigente associativo da ACRSD.
A coligação sublinha que as suas listas integram candidatos membros do PCP, do Partido Ecologista “Os Verdes” e independentes que, segundo comunicado da candidatura, “vêem nesta candidatura a força necessária para dar voz às populações e romper com a situação do concelho”.
A CDU afirma que o programa eleitoral, a apresentar brevemente, tem como eixos centrais a melhoria das infra-estruturas do concelho, o apoio à cultura, ao desporto e às actividades tradicionais, a defesa dos serviços públicos — com especial enfoque na saúde e educação — e a exigência da construção dos itinerários IC6, IC7 e IC37.
A defesa da floresta e das actividades agrícolas, bem como a promoção do desenvolvimento industrial e económico do concelho, são outras das prioridades da candidatura da CDU em Seia.
“Esta é uma candidatura determinada a romper com a actual situação do concelho”, sustenta a coligação, que pretende apresentar-se como uma alternativa assente na “ligação às populações” e na valorização dos recursos locais.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
