Empresário de 53 anos, natural da Vendinha, encabeça candidatura que defende os serviços públicos, a valorização dos trabalhadores e a ligação ao IP3.
A Coligação Democrática Unitária (CDU) pretende consolidar a sua presença nos órgãos autárquicos do concelho de Vila Nova de Poiares, apresentando Luís Almeida como candidato à presidência da Câmara Municipal. Este movimento ocorre depois de, nas últimas eleições autárquicas, a CDU ter conquistado representação na Assembleia Municipal. Segundo a coligação, este resultado é fruto de um trabalho político que combina juventude e experiência, proximidade com os trabalhadores e com as populações, e a afirmação dos pilares do seu projecto autárquico.
De acordo com a CDU, durante o actual mandato, a coligação afirmou-se como a verdadeira força de esquerda nos órgãos autárquicos, sendo, nas suas palavras, uma voz activa em defesa da água pública, dos direitos laborais — com especial atenção aos trabalhadores da autarquia — e das aspirações legítimas das populações, com destaque para a mobilidade e as acessibilidades, exigindo, por exemplo, a ligação ao IP3 e a requalificação da Estrada da Beira. A CDU considera ainda que teve um papel interventivo na defesa dos serviços públicos, na promoção da cultura e do desporto enquanto direitos universais, na preservação ambiental e na exigência de uma gestão municipal rigorosa, transparente e promotora de igualdade.
A candidatura da CDU, composta por militantes do PCP, do PEV e independentes que partilham a consigna de “Trabalho, Honestidade e Competência”, aposta em Luís Almeida, empresário de 53 anos, natural da Vendinha, como cabeça de lista à presidência da câmara municipal. A candidatura visa dar continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado e alargar a presença da CDU no concelho.
A campanha e a futura acção institucional da CDU estarão orientadas por um conjunto de eixos programáticos, que incluem uma gestão municipal democrática, descentralizada e participativa, que valorize as freguesias e dinamize o movimento associativo e popular. A coligação também se compromete a garantir uma gestão financeira responsável, assegurando o equilíbrio das contas públicas e dando respostas equitativas às necessidades da comunidade. A CDU defende ainda a preservação da natureza pública dos serviços essenciais, como a água, os resíduos e a educação, combatendo a privatização dos mesmos.
Outro ponto central da candidatura é a valorização dos trabalhadores da autarquia, garantindo-lhes condições dignas de trabalho, respeito pela segurança e bem-estar. A gestão do território será orientada pelo interesse público, combatendo a especulação imobiliária, e priorizando a valorização do espaço público e a preservação ambiental. A candidatura de Luís Almeida compromete-se também com a democratização da cultura e do desporto, assegurando o acesso universal a práticas culturais e desportivas de qualidade, e com a defesa intransigente da Escola Pública e do Serviço Nacional de Saúde, pilares essenciais para o bem-estar da comunidade.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
