Home - Últimas - Celorico da Beira celebra feriado e presidente da autarquia anuncia novos investimentos privados no concelho

Celorico da Beira celebra feriado e presidente da autarquia anuncia novos investimentos privados no concelho

 O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado, destacou a identidade única do concelho e a importância da governação local. O presidente da CM de Celorico da Beira, por seu lado, anunciou um conjunto de projectos que deverão criar várias dezenas de postos de trabalho. O momento serviu ainda para homenageou figuras marcantes do concelho, como o médico António Joaquim Santana e o antigo presidente Carlos Alberto Faria.

O município de Celorico da Beira comemorou o hoje (23 de Maio) o seu feriado municipal, com uma cerimónia solene que reuniu autarcas, entidades locais e o secretário de Estado da Administração Local, Silvério Regalado. O momento ficou marcado pelo anúncio de vários investimentos privados que prometem impulsionar a economia local e criar dezenas de empregos, bem como homenageou, em particular, duas figuras relevantes da região, o médico e antigo autarca António Joaquim Santana e o primeiro presidente de câmara eleito em democracia, Carlos Alberto Faria de Almeida. As intervenções sublinharam a importância da cooperação institucional para o desenvolvimento do território e a aposta na valorização do património cultural e humano da vila.

O presidente da câmara, Carlos Ascensão, anunciou um conjunto de investimentos privados que deverão criar dezenas de postos de trabalho e reforçar sectores estratégicos da economia local, como a agricultura, a indústria e o turismo rural. “Assinámos ainda antes de vir para esta cerimónia um protocolo para a instalação de uma central de biogás, que representa um investimento de 45 milhões de euros e prevê a criação de 20 empregos directos e 45 indirectos”, afirmou o autarca. Entre os investimentos destacados, inclui-se um projecto agrícola na freguesia da Mesquitela, com um valor estimado de 2,6 milhões de euros, o empreendimento de turismo rural Casas da Carvalheda, no montante de cinco milhões, e um investimento industrial de sete milhões de euros na zona industrial de Celorico da Beira. Carlos Ascensão referiu ainda o projecto do grupo Ovos Matinados, que prepara um investimento situado entre os 15 e os 20 milhões de euros. Paralelamente, está em curso um projecto para a ampliação do Hotel Mira Serra, com um valor aproximado de dois milhões de euros, e encontram-se praticamente concluídas as novas instalações dos Transportes Rodoceloricenses, num investimento de cerca de quatro milhões de euros.

O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado, destacou a relevância destes projectos, salientando que “Celorico da Beira tem uma identidade muito forte, com produtos únicos e uma tradição que deve ser valorizada e preservada”. No seu discurso durante a cerimónia, sublinhou a importância da governação local e da descentralização: “Um euro investido por uma autarquia tem sempre maior probabilidade de ser aplicado de forma eficaz do que um euro investido pela administração central. É fundamental que os municípios sejam parceiros activos no desenvolvimento do país. O Governo a que pertenço tem, e espero que o próximo Governo continue a ter, como prioridade clara estar ao lado das autarquias, com confiança e responsabilidade. A ideia é simplificar regras, descentralizar com responsabilidade, valorizar os territórios de baixa densidade, premiar os bons exemplos e investir nas pessoas”, frisou o governante, sublinhando que há necessidade de apoiar “quem quer fazer do interior um local de vida com qualidade, com oportunidades e com futuro”. “Acreditamos que ninguém deve forçado a sair da sua terra para procurar um futuro melhor. Viver onde se nasceu não pode ser um privilégio, tem de ser um direito real com direito a emprego, serviço e transportes e condições dignas de vida. É isso que está em causa quando falamos de coesão territorial. Garantir que a liberdade de escolha geográfica não é condicionada por desigualdade de oportunidades”, frisou.

A cerimónia serviu também para homenagear personalidades que marcaram a história local. O edifício do Centro de Saúde passou a ostentar o nome do médico e antigo autarca António Joaquim Santana, numa homenagem que reconhece o seu contributo à saúde e ao bem-estar da população. O Centro Cultural da vila foi baptizado com o nome de Carlos Alberto Faria de Almeida, primeiro presidente de Câmara eleito em democracia, em reconhecimento pelo seu papel na consolidação das instituições locais.

Carlos Ascensão referiu que “estas homenagens simbolizam o reconhecimento da nossa história e da dedicação daqueles que trabalharam pelo progresso de Celorico da Beira. São exemplos de compromisso e serviço público que nos inspiram a continuar a construir um futuro melhor para o concelho”.

Durante o evento, presidente da câmara reafirmou a estabilidade financeira do município e anunciou projectos de requalificação urbana já com financiamento parcialmente assegurado, incluindo o parque urbano, a nova Praça do Município e a requalificação de edifícios emblemáticos. “Celorico não pode parar”, concluiu Carlos Ascensão, sublinhando o empenho da autarquia em continuar a promover o desenvolvimento e a qualidade de vida na região.

LEIA TAMBÉM

PJ deteve em Nelas homem procurado no Reino Unido por abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária deteve, ontem, em Nelas um homem de 45 anos, procurado pelas autoridades …

GNR contabiliza quase 90 estradas cortadas no distrito de Coimbra devido ao mau tempo

O Comando Territorial de Coimbra da Guarda Nacional Republicana contabiliza 88 estradas nacionais e municipais …