Com o objectivo de promover a recuperação ambiental após os incêndios que afectaram a Serra da Estrela, o Município de Celorico da Beira promoveu, na segunda-feira, dia 7 de Abril, uma significativa acção de reflorestação. Intitulada “Plantar Árvores, Semear Futuro”, a iniciativa teve lugar numa área próxima da barragem de Salgueirais, como parte do programa 9.2 – Ações de Voluntariado para a Recuperação Ambiental do Plano de Cogestão para o Parque Natural da Serra da Estrela, de acordo com uma nota do município de Celorico da Beira.
Durante a acção, foram plantados 400 castanheiros e 100 exemplares de lódão-bastardo, espécies seleccionadas para fortalecer a biodiversidade e aumentar a resistência dos ecossistemas locais.
A actividade contou com a colaboração de várias entidades e grupos comunitários, como o Estrela Geopark, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a Junta de Freguesia de Prados, além de 15 jovens missionários do Colégio de S. José – Ramalhão (Sintra) e crianças e jovens dos ATL de Santa Luzia e da Lageosa do Mondego.
A acção, refere a nota, sublinha o compromisso de Celorico da Beira na preservação e revitalização da Serra da Estrela, com a participação activa da comunidade e instituições, visando um futuro mais sustentável para a região.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
