Home - Últimas - Central Ponte de Jugais, 100 anos a produzir electricidade na Serra da Estrela

Central Ponte de Jugais, 100 anos a produzir electricidade na Serra da Estrela

A pequena central de Ponte Jugais gerida pela EDP, um dos primeiros aproveitamentos hidroeléctricos do país, inaugurada em 16 de Novembro de 1923, completou 100 anos e continua activa e a produzir energia dentro do engenhoso sistema de cascata da Serra da Estrela, concelho de Seia. Localizada na zona onde o rio Alva e a ribeira da Caniça se encontram, Ponte Jugais é uma das cinco centrais hídricas que compõem essa cascata, num projecto de engenharia único que tem garantido uma utilização sustentável dos recursos hídricos na região.

Ao longo dos últimos 100 anos, a central – que levou quatro anos a ser construída e foi inaugurada em 1923 – passou por várias fases e muitos desafios. Passou por várias remodelações e resistiu a um incêndio. A central de Ponte Jugais continua a produzir e a injectar energia na rede eléctrica (é responsável, em média, por 24 produção da produção anual da cascata da Serra da Estrela), conseguindo abastecer cerca de 50 mil habitantes, o dobro da população da Seia, a cidade mais próxima.

A sua alimentação é feita a partir do rio Alva e da ribeira da Caniça através de dois canais a céu aberto que ligam directamente a uma câmara de carga e de onde saem duas condutas forçadas, com uma queda bruta superior a 230 metros. Este engenhoso sistema de cascata de centrais hídricas da Serra da Estrela – de que Ponte Jugais faz parte – foi desenvolvido ao longo de seis décadas. O objectivo do projecto era aproveitar os sinuosos cursos de água da serra que percorrem altitudes entre 400 e 1600 metros e que passaram a ter os seus caudais regulados no Verão com este complexo projecto hidroeléctrico. Em 1997, a central foi remodelada e ampliada sendo um dos aproveitamentos hidroeléctricos da “Cascata da Serra da Estrela” de maior produtibilidade.

LEIA TAMBÉM

Universidade Sénior de Carregal do Sal vai recriar ida histórica à Feira do Queijo de Celorico da Beira

A Universidade Sénior de Carregal do Sal promove, na próxima sexta-feira, 20 de Fevereiro, uma …

Câmara de Gouveia encerra Rua 1 de Dezembro por perigo de aluimento

A Rua 1 de Dezembro, em Gouveia, foi encerrada ao trânsito por tempo indeterminado, devido …