Home - Outros Destaques - Centro de Alojamento Temporário de Ervedal da Beira inaugurado com capacidade para 14 pessoas

Centro de Alojamento Temporário de Ervedal da Beira inaugurado com capacidade para 14 pessoas

Antiga escola primária da vila foi transformada num novo equipamento social, no âmbito do PRR. Investimento total ultrapassa meio milhão de euros e insere-se numa estratégia mais ampla do município.

O Centro de Alojamento Temporário de Ervedal da Beira, instalado nas antigas instalações da escola primária da vila, no concelho de Oliveira do Hospital, foi inaugurado este domingo e encontra-se em condições de receber até 14 pessoas em situação de vulnerabilidade. A informação foi avançada pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, responsável pela obra.

“Esta é uma obra executada com qualidade construtiva, no interior e na envolvente, e que é agora colocada ao serviço da população”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo. O autarca garantiu que o executivo pretende “continuar nesta senda de recuperar e valorizar espaços e dar vida às nossas comunidades”.

O novo centro social surge como resposta temporária de acolhimento para pessoas em situação de carência, devendo assegurar, por um período limitado, o encaminhamento para outras respostas sociais mais duradouras. O equipamento, com oito quartos e capacidade total para 14 utentes, foi financiado em 456 mil euros pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), através da Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário (BNAUT), num investimento global de 523 mil euros.

Segundo o presidente José Francisco Rolo, a candidatura apresentada pelo município ao PRR foi aprovada “em mês e meio” e a obra concluída “no prazo de um ano”. O edifício original encontrava-se em risco de degradação e chegou a ser afectado pelos incêndios de 2017. A sua recuperação, segundo o autarca, permitiu não só preservar a memória do local, como dar-lhe um novo uso social prioritário.

O Centro de Alojamento Temporário de Ervedal da Beira funcionará sob acompanhamento do gabinete de Acção Social e Saúde da autarquia e das entidades com competências no apoio a famílias vulneráveis, respeitando as normas estabelecidas pela tutela. “Quem vier, virá com regras”, referiu o presidente da câmara.

No âmbito da mesma candidatura municipal à BNAUT foram também aprovados dois outros investimentos: o Centro de Alojamento Temporário de Travanca de Lagos e os Apartamentos de Transição de Seixo da Beira. Os três equipamentos já se encontram concluídos e representam um investimento global de 864 mil euros, com uma comparticipação pública de quase 791 mil euros.

LEIA TAMBÉM

EM503 em Meruge já se encontra transitável após deslizamento de terras

A EM503, em Meruge, já se encontra transitável após ter sido cortada ao trânsito devido …

Subida dos caudais dos rios Alva e Alvoco leva Câmara de Oliveira do Hospital a emitir alerta

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital lançou esta tarde um alerta à população devido …