A 29ª edição do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, a realizar em Seia, de 5 a 13 de Outubro, vai decorrer sob o tema “filmes que mudam o mundo”. “Será que os filmes em competição neste ano nos vão ajudar a responder a estas questões: O que esperar do futuro? O que esperar da tecnologia? O que esperar de nós?” é o desafio lançado pela organização.
O Festival conta com uma selecção de 65 filmes, de 27 países diferentes e “os temas são um convite à reflexão para a mudança comportamental”, salientam os promotores. Serão abordados assuntos como a resistência de pequenas comunidades frente a tragédias ambientais; os direitos dos povos indígenas; a luta das populações pela preservação de rios e recursos hídricos e os impactos e consequências dos incêndios em Portugal.
O evento começa a 5 de Outubro com o cine concerto “Filmar”, interpretado ao piano por Filipe Raposo. A sessão reúne cinco películas filmadas entre 1921 e 1937 “onde a paisagem e a presença humana são mediadas pelo cinema”, descreve a organização.
A Competição Internacional de Longas-Metragens inclui 10 filmes, dos quais se destacam as estreias em Portugal de “Club Zero” e de “Lakota Nation vs. United States”. O filme “Club Zero”, que integra a competição oficial do Festival de Cannes 2023, foi realizado por Jessica Hausner e conta com a participação de Mia Wasikowska.
“Lakota Nation vs. United States” é um documentário sobre a questão das violências cometidas contra indígenas nos EUA, que faz uso do imaginário dos faroeste clássicos e que foi produzido por Mark Ruffalo (o Hulk dos Vingadores) e Marisa Tomei (vencedora do Óscar por “Meu Primo Vinny”).
Nas Longas-Metragens em Língua Portuguesa destaque para a estreia nacional de “A Invenção do Outro”, de Bruno Jorge. É um documentário sobre o primeiro contacto com uma tribo indígena remota na Amazónia que destaca o indigenista brasileiro Bruno Pereira, brutalmente assassinado pela exploração mineira ilegal em Junho de 2022, ao lado do jornalista inglês Dom Phillips. É um dos últimos registos em vida do investigador e activista.
O programa das competições conta, ainda, com 28 curtas-metragens internacionais e 18 curtas-metragens de língua portuguesa. Há ainda seis curtas-metragens em competição no Panorama Regional.
O CineEco inclui ainda diversas actividades paralelas como conferências, concertos, conversas e exposições. A organização realça que o evento oferece “um cinema de qualidade e cinematografias pouco conhecidas e alternativas em relação ao mercado tradicional”.
Organizado pela Câmara de Seia ininterruptamente desde 1995, o CineEco tem o Alto Patrocínio do Presidente da República e do Departamento de Ambiente das Nações Unidas. O CineEco é membro fundador e faz parte da direcção da Green Film Network, uma plataforma de 40 festivais de cinema ambiental, com sede em Innsbruck, na Áustria.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc