A Direcção Regional de Cultura do Centro (DRCC) transferiu 397.485 euros para a Câmara Municipal da Guarda para assegurar o pagamento das prestações restantes ao organeiro francês Frédéric Desmottes, estabelecido em Cuenca (Espanha), que está a recuperar e restar o órgão da Sé da Guarda. Esta verba surge depois da assinatura entre a DRCC e a Câmara Municipal da Guarda de um acordo em que o município assume o papel de entidade adjudicante, tendo a responsabilidade de conduzir o processo até conclusão dos trabalhos daquela empreitada. Este acordo surge e na sequência da extinção das Direcções Regionais de Cultura a 31 de Dezembro.
A realização deste investimento é uma antiga e legítima pretensão da comunidade local, uma vez que conforme informações prestadas pela Diocese, existe uma elevada expectativa relativamente à reposição deste património de referência na região. Esta pretensão resulta, claramente, do facto de ter existido nesta catedral um “órgão de talha dourada, com uma altura superior a dez metros, de desenho considerado “magnífico e gracioso” e de “execução admirável” que “desapareceu” durante as diversas campanhas de restauro levadas a cabo no início do século XX, dele restando um conjunto assinalável de elementos decorativos e mecânicos que importa recuperar, preservar e devolver à comunidade.
A DRCC, explica, que, em 2022, iniciou o projecto de recuperação e restauro do Órgão, “visando repor o valioso património material e fortalecer a identidade cultural local, em conformidade com os objectivos definidos na Visão Estratégica para Região Centro 2030, documento elaborado pela DRCC, com vista ao desenho de uma estratégia regional e dos seus instrumentos de intervenção no contexto do novo ciclo de programação Centro 2030”.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
