Vereador Carlos Matias Lopes acompanhou operação no âmbito do projecto europeu DALIA, depois de 2024 ter registado o número mais baixo de lampreias desde que há registos. Objectivo é preservar habitats a montante da Ponte Açude e translocar até mil espécimes por ano.
A acção de translocação de lampreias adultas no rio Mondego, realizada na passada quarta-feira, 30 de Abril, juntou a Câmara Municipal de Coimbra e a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra numa intervenção directa de conservação da espécie. A operação decorreu a montante da Ponte Açude e teve como objectivo preservar as larvas desta espécie migradora, cuja presença no rio tem vindo a diminuir de forma acentuada.
Segundo o vereador do Ambiente e Sustentabilidade da câmara de Coimbra, Carlos Matias Lopes, que acompanhou os trabalhos no terreno, esta intervenção insere-se no projecto europeu DALIA, focado na reabilitação de ecossistemas aquáticos. Financiado por fundos europeus e com um orçamento de 100 mil euros, o programa arrancou em Março e prolonga-se até 2027.
A translocação agora realizada é a segunda desde o início do projecto e visa contrariar a quebra histórica de população registada no último ano. De acordo com os dados disponíveis, 2024 foi o ano com o menor número de lampreias observado no rio Mondego desde que existem registos.
O projecto DALIA prevê a translocação anual de entre 500 a 1.000 lampreias adultas para zonas protegidas identificadas como “santuários”, localizadas a montante, onde se pretende garantir melhores condições para a reprodução e desenvolvimento das larvas.
Além das operações de translocação, o plano inclui a identificação de pontos críticos larvares para a conservação de habitats, acções de envolvimento e sensibilização de comunidades locais e partes interessadas, e ainda a elaboração de Orientações para a Gestão Sustentável, com propostas de políticas e legislação que possam ser adaptadas a outras bacias hidrográficas, tanto em Portugal como noutros países europeus.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
