Home - Últimas - CM de Gouveia promove visitas guiadas à Casa Vergílio Ferreira – Para Sempre, na aldeia de Melo

CM de Gouveia promove visitas guiadas à Casa Vergílio Ferreira – Para Sempre, na aldeia de Melo

A CM de Gouveia vai passar a organizar a partir de Novembro e até ao final do ano de 2024, nos primeiros e terceiros sábados de cada mês, pelas 15h00, visitas guiadas à Casa Vergílio Ferreira – Para Sempre. A entrada é gratuita, devendo os interessados efectuar a respectiva marcação prévia.

A Casa Vergílio Ferreira – Para Sempre, em Melo, recorde-se, é o mais recente equipamento cultural da Câmara Municipal de Gouveia. Foi inaugurada no dia 3 de Outubro, encontrando-se aberta ao público, de quarta-feira a domingo, entre as 09h30 e as 12h30 e das 14h00 às 18h00.

A casa, que inspirou a do universo imaginário de Para Sempre e da sua continuação epistolar – Cartas a Sandra deu lugar à Casa Para Sempre – Vergílio Ferreira, tem por objectivo celebrar a obra literária e o pensamento do autor de Até ao Fim, bem como a importância da aldeia natal de Melo (concelho de Gouveia) e do espaço envolvente (montanha da Serra da Estrela) na sua escrita, tendo como missão divulgar e perpetuar o seu legado literário, estético e filosófico, em Portugal e no estrangeiro.

Na sua componente museológica, a Casa Para Sempre – Vergílio Ferreira almeja, segundo os seus responsáveis, provocar no visitante, não apenas uma percepção o mais completa possível sobre a vida e a obra do autor de Aparição, mas também uma associação emocional e afectiva aos espaços interiores e exteriores da Casa.

A Residência Artística ocupará, integralmente, o 2.º andar e pretende proporcionar aos criadores de diferentes artes planearem e desenvolverem diferentes projectos artísticos, bem como participarem em iniciativas que os aproximem das comunidades locais.

A Casa Para Sempre – Vergílio Ferreira e a sua Residência Artística celebram, em moldes interdisciplinares e intermodais, as particularidades da escrita vergiliana que, além de privilegiar o diálogo com a música e a pintura reflecte, de igual modo, sobre a fotografia, o cinema, a escultura, o desenho satírico, o teatro e, obviamente, sobre a própria literatura.

 

LEIA TAMBÉM

Câmara de Gouveia encerra Rua 1 de Dezembro por perigo de aluimento

A Rua 1 de Dezembro, em Gouveia, foi encerrada ao trânsito por tempo indeterminado, devido …

GNR deteve em Santa Comba Dão homem suspeito de furtos e recuperou viatura e material

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Torre de Moncorvo da GNR deteve, …