O município de Mangualde entregou recentemente compostores às primeiras 25 pessoas que responderam a um inquérito, disponibilizado no site do município, num projecto piloto que foi considerado um êxito pela autarquia. Os equipamentos servem para separar e reutilizar os resíduos verdes e alguns restos alimentares em composto orgânico para serem usados como fertilizante nas próprias hortas, jardins e flores.
Numa primeira fase, a iniciativa foi lançada para testar a disponibilidade dos cidadãos em relação à reciclagem deste tipo de lixo. “Os resultados deste projecto piloto superaram as expectativas com uma adesão muito significativa da população ao projecto, o que significa que há uma preocupação da nossa comunidade e interesse em contribuir para um ambiente mais sustentável”, afirmou o autarca.
Este projecto piloto de valorização de bio resíduos tem como objectivo sensibilizar a população a reduzir o depósito de resíduos em aterro. “É também um incentivo à economia circular e sustentabilidade ambiental”, explica o vice-presidente da Câmara de Mangualde, João Cruz.
Face aos resultados, o município espera repetir iniciativas deste género. “Estamos a trabalhar para que, em breve, possamos disponibilizar mais compositores, numa aposta clara de políticas que vão ao encontro dos objectivos do PERSU2030 nomeadamente na selecção e recolha de bio resíduos”, acrescenta.
A iniciativa, com um custo de 38 mil euros, foi totalmente financiada pelo Fundo Ambiental, no âmbito da linha de apoio “RecolhaBio”- Apoio à implementação de projectos de recolha selectiva de bio resíduos, gerida pela Comunidade Intermunicipal Dão Lafões.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
