CM de Oliveira do Hospital vai investir cerca de um milhão de euros (970 mil euros) no Estádio Municipal, mas o recinto continuará a não ter as condições exigidas pela Federação Portuguesa de Futebol para receber jogos da Liga 3, o que obrigará o FC Oliveira do Hospital a continuar a jogar fora do concelho. O líder da oposição está indignado. Francisco Rodrigues defende a deslocalização daquela verba para a construção de um complexo desportivo de raiz. Uma estrutura capaz de receber os jogos do FC Oliveira do Hospital e da Liga 3, deixando o actual estádio para as camadas de formação. Defende ainda remodelação simples dos actuais balneários para ficaram com boas condições.
O projecto dos novos balneários do Estádio Municipal de Oliveira do Hospital “teve de ser reajustado” devido a “problemas no solo” e vai implicar um investimento de mais 30 mil euros, num total de 970 mil euros. Apesar desta empreitada o principal emblema da cidade, o FC Oliveira do Hospital, vai ter de continuar a jogar fora do concelho, uma vez que o piso permanecerá com relvado sintético, não compatível com as exigências da Liga 3, a segunda prova mais importante da Federação Portuguesa de Futebol, a seguir à Taça de Portugal. Este caso deixou o líder da oposição indignado. Francisco Rodrigues considera que esta opção não “tem qualquer lógica económica”.
“Qual a razão de se gastar um milhão de euros na reconversão de uma estrutura cuja finalidade é servir apenas um campo sintético? Como é que se vai investir este montante numa edificação que não tem por onde crescer no futuro e obriga o emblema mais representativo da cidade a continuar a jogar fora do concelho?”, diz, frisando que a imagem que o município passa para fora com este cenário não é a melhor. “As pessoas quando assistem a um jogo na televisão ou aqueles que acompanham as equipas visitantes devem estranhar que um clube como o FC Oliveira do Hospital tenha de pedir um estádio emprestado ao concelho vizinho. Isto é inacreditável”, sublinha.
Francisco Rodrigues defende que o executivo deveria pensar no futuro. Ponderar a criação de um complexo desportivo de raiz e deixar o actual estádio para as camadas jovens, remodelando apenas os balneários. O grosso da verba de um milhão de euros, no seu entender, seria encaminhada para dar início à construção de um verdadeiro complexo desportivo que receba condignamente o FC Oliveira do Hospital e as equipas que visitam o concelho de quinze em quinze dias.
O líder da oposição recorda que o programa de fundos europeus 2030 contempla a construção de complexos desportivos e era algo que deveria ser aproveitado. “Desde que o projecto assente numa componente de eficiência energética recebe financiamento comunitário. Era por aí que deveríamos ir”, continua Francisco Rodrigues que ao longo de anos foi responsável pelas candidaturas do município oliveirense aos fundos europeus. Entre eles o projecto que previa, numa fase inicial, a remodelação dos balneários e iluminação do actual estádio. Esse projecto foi contemplado com um financiamento de 450 mil euros. “Eles querem aproveitar esse dinheiro, mas o mais sensato seria negociar com quem de direito e abdicar dessa verba, assegurando como contrapartida que esse valor seria incluído no projecto do novo complexo desportivo”, explica.
O vereador do desporto, Nuno Ribeiro, justifica esta aposta por não existirem “outros espaços sintéticos para a formação”, permitindo colocar “ali [no actual estádio Municipal] um relvado natural”.
Apesar do estádio apenas poder ser utlizado pelos 187 atletas que se encontram nas camadas jovens e para treinos dos seniores, vai receber uma empreitada que prevê a construção de um edifício com um só piso, mas mais extenso e que contará com várias valências, desde quatro balneários (dois e dois mais pequenos) e dois para as equipas de arbitragem devidamente apetrechados, três gabinetes de trabalho, um bar, duas salas de gestão, um pequeno ginásio, um gabinete médico, lavandaria, sala de imprensa, gabinete antidoping, sala para treinadores”.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
