Home - Últimas - CM de Tondela aprova mais de 277 mil euros em apoios a entidades do concelho

CM de Tondela aprova mais de 277 mil euros em apoios a entidades do concelho

A CM de Tondela aprovou, na reunião de 10 de Fevereiro, mais de 277 mil euros em protocolos de apoio financeiro a associações e juntas de freguesia do concelho, entre as quais a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Vale de Besteiros, que vai receber 53.500 euros para a renovação e funcionamento da segunda Equipa de Intervenção Permanente da corporação.

A Associação Cultural e Recreativa de Tondela, ACERT, será apoiada com 154 mil euros para financiar a estrutura, incluindo equipa, instalações e despesas gerais, bem como iniciativas como a Fábrica da Queima e a Queima do Judas, espectáculos em reposição e circulação e a manutenção anual do Jardim do Novo Ciclo ACERT. Acresce um apoio em espécie no valor de 17.205 euros.

A Junta de Freguesia de Lajeosa do Dão contará com 35.390 euros para aquisição de uma viatura, apetrechamento do Espaço do Cidadão e fornecimento de caleiras. Já a Junta de Freguesia do Tourigo verá protocolado um apoio de 16.100 euros destinado à requalificação do edifício sede e de um talhão do cemitério da localidade.

A Associação Hípica e Psicomotora de Viseu receberá 15 mil euros como comparticipação nas actividades anuais, enquanto a Associação de Solidariedade Social Recreativa e Desportiva da Freguesia de São Miguel do Outeiro será apoiada com oito mil euros para obras de melhoria na cozinha da colectividade, designadamente substituição de mobiliário em inox e do sistema de extracção.

A Associação Recreativa e Cultural de Alvarim, ARCA, contará com 3.860 euros para levar o espectáculo “TNT, Tretas no Teia” às freguesias do concelho.

Plano Municipal de Acção Climática sem contributos na discussão pública

O executivo municipal tomou ainda conhecimento do resultado da discussão pública do Plano Municipal de Acção Climática de Tondela, que não registou contributos. O documento foi analisado e discutido pela vereação.

Alinhado com o Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Viseu Dão Lafões, o plano tem como objectivo implementar medidas de adaptação às alterações climáticas. Entre as metas definidas está a neutralidade carbónica até 2050 e a eliminação da pobreza energética no mesmo horizonte temporal.

Para concretizar estes objectivos, o município prevê a instalação de painéis fotovoltaicos em edifícios industriais, agrícolas e residenciais, a substituição da iluminação por tecnologia LED, a melhoria da eficiência de janelas e portas, a aplicação de materiais de revestimento e cobertura mais eficientes, a criação de ciclovias urbanas e o reforço da recolha selectiva de biorresíduos.

Foi igualmente aprovado o Plano de Tratamento de Risco e a documentação de políticas e procedimentos de segurança da informação, instrumento que a autarquia considera estratégico para apoio à decisão e gestão dos riscos de segurança da informação e cibersegurança do município.

LEIA TAMBÉM

Câmara de Gouveia encerra Rua 1 de Dezembro por perigo de aluimento

A Rua 1 de Dezembro, em Gouveia, foi encerrada ao trânsito por tempo indeterminado, devido …

GNR deteve em Santa Comba Dão homem suspeito de furtos e recuperou viatura e material

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Torre de Moncorvo da GNR deteve, …