Home - Últimas - CM Mangualde assinalou acidente ferroviário de Alcafache e homenageou vítimas

CM Mangualde assinalou acidente ferroviário de Alcafache e homenageou vítimas

A Câmara Municipal de Mangualde promoveu hoje uma cerimónia de homenagem às vítimas do acidente ferroviário de Alcafache, ocorrido há 39 anos, a 11 de Setembro de 1985. O evento decorreu na EN 234 Mangualde-Nelas ao km 94,850 ( local do acidente). O presidente da Câmara Municipal de Mangualde, Marco Almeida, lembrou todos os que perderam a vida, assim como mostrou solidariedade às famílias que carregam a dor dessa perda e reconheceu ainda a coragem e a dedicação dos primeiros socorristas, bombeiros, profissionais de saúde, voluntários e até passageiros que seguiam no comboio, que tudo fizeram para salvar vidas.

O Acidente de Alcafache, como ficaria conhecido, foi um dos momentos mais trágicos da história ferroviária portuguesa. A colisão entre um comboio rápido que fazia a ligação Lisboa-Paris e um comboio regional, que circulava entre a Guarda e Coimbra, resultou num desastre devastador, causando dezenas de mortes e várias pessoas feridas. A catástrofe expôs falhas no sistema de comunicação ferroviária e impulsionou mudanças importantes nas infra-estruturas e protocolos de segurança do país.

A Linha da Beira Alta, por onde circulavam ambos os comboios, era uma via única, um factor que aumentava os riscos de acidentes. Naquela época, a coordenação dos comboios dependia de  comunicações manuais via telefone entre as estações, o que resultava numa margem significativa para erros. No dia da tragédia, um erro de comunicação entre os operadores das estações permitiu que os dois comboios se deslocassem na mesma linha, sem que um aguardasse a passagem do outro.

 

 

LEIA TAMBÉM

Câmara de Gouveia encerra Rua 1 de Dezembro por perigo de aluimento

A Rua 1 de Dezembro, em Gouveia, foi encerrada ao trânsito por tempo indeterminado, devido …

GNR deteve em Santa Comba Dão homem suspeito de furtos e recuperou viatura e material

O Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Torre de Moncorvo da GNR deteve, …