Autarquia apresentou também os projectos requalificação e de apetrechamento das infra-estruturas prestadoras de cuidados de saúde primários no Centro de Saúde de Nelas (USF Estrela do Dão), e na Unidade de Saúde Familiar Coração da Beira de Canas de Senhorim.
A CM de Nelas pretende requalificar as escolas Eng. Dionísio Augusto Cunha e a Secundária de Nelas com o objectivo de melhorar as condições exteriores e interiores das edificações presentes, bem como promover a eficiência energética, acessibilidades, segurança e conforto da comunidade escolar. O executivo já reuniu com directores dos Agrupamentos de Escolas, Canas de Senhorim e Nelas, professores, e empresa projectista onde foram apresentados os projectos das candidaturas a submeter ao abrigo do PT2020-Centro 2020.
O Presidente da Câmara, Joaquim Amaral, referiu que estão reunidas as condições para a resolução de situações que eram descritas como principais anseios das Escolas e da comunidade.
Entre as intervenções gerais apresentadas para a Escola EB 2,3/S Eng.º Dioniso Cunha e Escola Secundária de Nelas consta a substituição das caixarias existentes, tornar a escola acessível para alunos com mobilidade condicionada, o restauro ou substituição das redes de águas, esgotos, pluviais, eléctrica e de ITED por novas redes mais seguras e resistentes, a substituição de pavimentos interiores, pintura, colocação de isolamento térmico pelo exterior nas fachadas de todos os blocos e obras de reparação nos edifícios gimnodesportivos.
“Com estas medidas e tendo em conta a prioridade na educação, o Município de Nelas pretende melhorar as condições e bem-estar dos alunos, pais, professores e auxiliares das duas escolas sede do Concelho, impulsionando desta forma a qualidade de ensino e, consequentemente, as condições para o sucesso educativo no concelho”, refere uma nota da autarquia.
O Município de Nelas, no âmbito do PRR, Plano de Recuperação e Resiliência – “Cuidados de Saúde Primários com Mais Respostas”, apresentou também as candidaturas de requalificação e de apetrechamento das infra-estruturas prestadoras de cuidados de saúde primários no Centro de Saúde de Nelas (USF Estrela do Dão), e na Unidade de Saúde Familiar Coração da Beira de Canas de Senhorim, num investimento superior a 2,8 milhões de euros com comparticipação total dos fundos comunitários.
Os projectos apresentados visam a requalificação do património edificado, prevenindo e salvaguardando as valências das duas Unidades de Saúde Familiar, no que respeita ao serviço de cuidados de saúde primários a toda a população do Concelho, através da melhoria das condições de segurança e conforto para utentes e profissionais, condições de acessibilidades, manutenção e conservação dos edifícios, tendo em conta a eficiência energética, bem como uma reorganização espacial das Unidades. “Projectos importantes para o Concelho de Nelas, que capacitam os espaços para o futuro”, referiu o Adjunto do Ministro da Saúde, Eduardo Leal e que o Presidente da Câmara, Joaquim Amaral, corroborou apelando ao reforço de equipas médicas e de enfermagem, maximização de consultas, alargamento de horário, agregação de mais serviços e capacidade de resposta aos desafios da saúde humana e necessidades dos respectivos utentes inscritos, o que aponta como prioridades.
Eduardo Leal demonstrou total abertura para a resolução dos assuntos expostos pelo autarca e corpo médico das duas unidades, assumindo ainda a intenção da criação de uma ULS (Unidade Local de Saúde) no Concelho, que passe a garantir a prestação de cuidados de saúde primários, e outros cuidados de saúde, de forma integrada, à população residente na respectiva área de influência. Enquadrado na Componente 1 do Plano de Recuperação e Resiliência, “Cuidados de saúde primários com mais respostas”, o projecto é financiado a 100 por cento e referente à meta i1-08, “requalificar ou adaptar edifícios para aumentar a eficiência energética, cumprir planos de contingência ou assegurar a acessibilidade, a segurança e conforto de utentes e profissionais”, prevendo-se o seu início ainda durante este ano.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
