A cidade de Coimbra não vai receber a superespecial do Rali de Portugal, quinta etapa do campeonato do Mundo de ralis (WRC) de 2023, que estava prevista para 11 de Maio, por falta de verbas, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Coimbra. Apesar de o programa do Rali de Portugal divulgado no seu site ainda prever a superespecial em Coimbra, a cidade irá receber apenas a partida da competição anunciou ainda José Manuel Silva, que falava durante uma reunião da Assembleia Municipal de Coimbra.
“Gostaríamos de a fazer, mas, de facto, nesta altura, não há dinheiro para tudo aquilo que gostaríamos de realizar”, afirmou o autarca eleito pela coligação Juntos Somos Coimbra (PSD, CDS-PP, Nós, Cidadãos! PPM, Aliança, RIR e Volt). “A aposta nesse evento no ano passado foi boa para a cidade. Colocou Coimbra a circular nos meios automobilísticos de todo o mundo. As imagens mostradas da cidade foram espantosas. O investimento valeu a pena. Foi rentável e gostaríamos de repetir. Simplesmente tivemos a guerra da Ucrânia em cima”, explicou José Manuel Silva, assegurando que este acontecimento retirou, nos dois últimos anos, 12 milhões do orçamento da autarquia, ao mesmo tempo que teve de suportar a inflação e o aumento, entre outros, dos materiais e da energia.
“É preciso fazer opções e não temos dinheiro para a superespecial que ronda os 300 mil euros, mais os custos da partida. Se alguma entidade a quiser financiar, nós teremos todo o gosto em a receber”, continuou o autarca, assegurando que não se tratou de uma escolha entre os quatro concertos dos Coldplay, previstos para os dias 17,18, 20 e 21 de Maio, no Estádio Cidade de Coimbra, e aquela etapa do Rali. “A verdade é que a verba disponível foi empregue nos Coldplay, portanto já sobra para financiar a superespecial que ronda os 300 mil euros, a que temos ainda de juntar os custos com a partida”. E sem divulgar o investimento por parte da autarquia nos concertos, José Manuel Silva assegurou que será inferior ao que teriam de colocar na superespecial. “Posso dizer que os quatro concertos dos Coldplay ficam mais baratos e trazem mais gente e tem mais impacto mundial”, frisou.
O Rali de Portugal, que realiza-se de 11 a 14 de Maio e será a 5.ª etapa do campeonato do mundo de ralis (WRC) de 2023.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
