Home - Últimas - Concluídas obras de meio milhão de euros do Parque Urbano Ana de Castro Osório

Concluídas obras de meio milhão de euros do Parque Urbano Ana de Castro Osório

Espaço em Mangualde requalificado abre ao público com novos equipamentos e áreas verdes inclusivas

O Parque Urbano Ana de Castro Osório, em Mangualde, abriu ao público no passado sábado, 6 de Setembro de 2025, depois de obras de requalificação de cerca de meio milhão de euros, comparticipadas em 85 por cento pelo Portugal 2020. O espaço, localizado na Avenida Senhora do Castelo, oferece, segundo a CM de Mangualde, novas áreas verdes, equipamentos desportivos e percursos adaptados a pessoas com mobilidade reduzida.

O presidente da autarquia, Marco Almeida, destacou que “foi um investimento avultado, mas que é um enorme contributo para a qualidade de vida de todos os mangualdenses e de todos os que nos visitam, um equipamento que há muito era ambicionado pelos mangualdenses”.

O Parque Urbano Ana de Castro Osório, com 1,4 hectares, está interligado por vários percursos e dispõe de um parque infantil e outro geriátrico, um meio-campo de basquetebol, iluminação e sanitários. O Street Workout Park, projecto vencedor de um dos Orçamentos Participativos Jovem, foi agora também instalado no espaço.

O parque inclui ainda um FootParK, minicampo de futebol com cestos de basquetebol, construído no âmbito da Missão Continente e Fundação do Futebol (Liga Portugal), inaugurado a 22 de Novembro de 2024. Foram plantadas espécies endógenas, como carvalhos, pinheiros e amieiros, e instalados relvados, bancos, mesas e um bebedouro. A pensar na inclusão, foram assinalados trajectos e espaços adaptados a pessoas com mobilidade reduzida.

O equipamento integra o projecto “Mangualde – Cidade das Histórias”, uma homenagem a Ana de Castro Osório, considerada a mãe da literatura infantil. Marco Almeida explicou que “este espaço terá apontamentos literários da escritora e as personagens dos seus livros”.

Com a abertura do Parque Urbano Ana de Castro Osório, Mangualde passa a dispor de dois espaços verdes públicos na cidade, contando ainda com a Quinta Dona Leonor, aberta ao público em 2024.

LEIA TAMBÉM

frio

IPMA prevê trégua na chuva e descida das temperaturas na próxima semana

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma diminuição significativa da precipitação …

Universidade Sénior de Carregal do Sal vai recriar ida histórica à Feira do Queijo de Celorico da Beira

A Universidade Sénior de Carregal do Sal promove, na próxima sexta-feira, 20 de Fevereiro, uma …