O que resta desta semana vai ser será “caracterizada por tempo chuvoso em Portugal continental” e prevê-se uma descida das temperaturas para “valores próximos do normal para a época”, a partir de quarta-feira. O alerta é do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que fala numa “alteração significativa das condições do estado do tempo em Portugal continental”.
Em causa está o “posicionamento de uma depressão complexa e quase estacionária no Atlântico Norte” que “levará ao estabelecimento de um fluxo que transporta ar muito húmido até ao continente”. “Prevê-se que o resto desta semana seja caracterizada por tempo chuvoso em Portugal continental”, revelou o IPMA, numa nota publicada no seu site, acrescentando que a mudança do estado do tempo começará a meio da tarde de hoje.
Já durante a noite de terça para quarta-feira, “uma superfície frontal fria deverá atravessar o território, com ocorrência de precipitação por vezes forte”. A precipitação começará pelo litoral Norte e Centro e estender-se-á “gradualmente ao restante território”. Ocorrerá também “uma intensificação do vento, que será por vezes forte no litoral e nas terras altas”, que provocará uma descida das temperaturas para “valores próximos do normal para a época”, a partir de quarta-feira.
“A persistência deste fluxo do quadrante sul ao longo dos restantes dias da semana permitirá a chegada de massas de ar tropical com elevado conteúdo em vapor de água, num padrão usualmente conhecido como rio atmosférico”, explicou o IPMA.
Poderão também ocorrer ainda “diversos períodos de precipitação persistente”, que podem ser “por vezes forte, acompanhados de trovoada, e de vento forte no litoral e terras altas”.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
