À data de 31 de Maio deste ano, o número de pessoas inscritas no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) continuava a ultrapassar as sete centenas – 703 – traduzindo-se num aumento de cerca de 17 por cento comparativamente ao período homólogo de 2008.
Há, no entanto, a registar uma melhoria quando a análise se reporta à comparação entre Abril e Maio deste ano, já que se verifica uma descida de 4,5 por cento do número de desempregados.
Num olhar pelos concelhos da região, verifica-se que – com excepção de Tábua e Arganil – a generalidade apresentava em Maio deste ano um aumento do número de desempregados.
Tome-se o exemplo de Nelas, Gouveia e Seia que registavam um aumento de 19,5, 10 e 9,5 por cento, respectivamente, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Em Oliveira do Hospital, o sexo feminino (53,3 por cento) é o que prevalece entre os inscritos no IEFP, sendo que os homens (46,7 por cento) também não têm escapado ao desemprego. Os últimos dados revelam ainda que o grosso dos desempregados (44 por cento) tem idades entre os 35 e os 54 anos e, um número considerável (32 por cento) apresenta um nível de escolaridade que não ultrapassa o primeiro ciclo de ensino básico.
O concelho de Oliveira do Hospital tem vindo a ser fortemente penalizado pela crise que se abateu no sector têxtil e das confecções, tendo já assistido nos últimos três anos ao encerramento de quatro unidades industriais, que lançou perto de quatro centenas de trabalhadores para o desemprego. Também o sector da construção civil tem dado sinais de alguma fragilidade.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
