O Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da Guarda deteve ontem um homem de 47 anos por posse ilegal de armas e por posse de munições proibidas, no concelho da Guarda. A detenção ocorreu durante uma acção de fiscalização rodoviária em que os militares da Guarda constataram que o suspeito evidenciava algum nervosismo, tendo verificado que o indivíduo estava na posse de armas e munições proibidas.
Na sequência das diligências policiais foram realizadas duas buscas domiciliárias, que culminaram com a apreensão do seguinte material: quatro espingardas de caça, uma arma de ar comprimido, 18 cartuchos carregados com zagalotes (munição proibida), 19 cartuchos de projéctil único (munição proibida), 50 cartuchos cal.12mm.
O detido foi constituído arguido, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial da Guarda.
A GNR relembra que, de acordo com o Regime Jurídico das Armas e Munições, são proibidos a venda, a aquisição, a cedência, a detenção, o uso e o porte de armas, acessórios e munições da classe A, nos quais se incluem os cartuchos carregados com zagalotes e com cartucho de projéctil único, excepto se integrados na actividade de coleccionador ou de armeiro, exclusivamente para exportação e transferência. A GNR relembra ainda que quem detiver arma não registada ou manifestada, quando obrigatório, constitui um crime de posse ilegal de arma.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
