Quase dois meses após as eleições autárquicas de 12 de Outubro de 2025, a Freguesia de Midões, no concelho de Tábua, e a União de Freguesias de São Pedro, Santa Maria e Vila Boa do Mondego, em Celorico da Beira, continuam sem ter executivos constituídos, face à recusa da oposição em aprovar os nomes apresentados pelos presidentes eleitos.
Em Midões, o presidente da Junta Paulo Portugal reuniu ontem pela terceira vez a Assembleia de Freguesia para tentar a tomada de posse dos novos órgãos. Sem êxito. Perante o impasse, Portugal, que perdeu a maioria absoluta a 12 de Outubro, decidiu manter o anterior executivo em funções e assegurou que não integrará membros da oposição no executivo, alegando falta de confiança naqueles elementos. Isto depois de, perante cerca de 50 populares que assistiram à reunião, tanto o social-democrata José Francisco, da coligação Correr por Tábua, como António Pereira, do Chega, reiterarem disponibilidade para negociar. Portugal admitiu que agora só convocará outra Assembleia de Freguesia quando existir alguma possibilidade de acordo, o que só deverá acontecer em 2026.
Na União de Freguesias de São Pedro, Santa Maria e Vila Boa do Mondego, a situação é semelhante. O presidente da Junta eleito, o social-democrata Fernando Veiga, viu os nomes que apresentou em quatro reuniões rejeitados pela oposição e só deverá realizar nova sessão da Assembleia de Freguesia no final de Janeiro ou início de Fevereiro de 2026. Recorde-se que Fernando Veiga venceu as eleições com 613 votos (45,14 por cento), elegendo quatro elementos, contra 507 votos (37,33 por cento) do PS, que também elegeu quatro, e 187 votos (13,77 por cento) do movimento independente Todos por Celorico, que garantiu um eleito.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
