Foi hoje inaugurada em Viseu a Ecopista do Vouga que liga aquela cidade a Santa Comba Dão (Ecopista do Dão), o que permite percorrer 114 quilómetros de forma ininterrupta. Juntas, a Ecopista do Vouga e a Ecopista do Dão percorrem seis municípios da CIM Viseu Dão Lafões: Oliveira de Frades, Vouzela, São Pedro do Sul, Viseu, Tondela e Santa Comba Dão.
O projecto resultou de uma parceria entre a CIM Viseu Dão Lafões e os municípios de Viseu, São Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades. O investimento total ascende a 4,1 milhões de euros, dos quais dois milhões resultam de um apoio do Turismo de Portugal e o restante é investimento dos municípios.
O percurso atravessa paisagens de grande beleza arquitectónica e paisagística e inclui várias pontes e túneis ferroviários. A infra-estrutura foi construída sobre o antigo ramal ferroviário da Linha do Vouga, desactivado em 1980, que fazia a ligação entre o litoral e a cidade de Viseu, acompanhando o vale do Rio Vouga. O troço agora intervencionado requalificou o piso da plataforma da antiga linha de caminho de ferro e dotou-a de equipamentos e infra-estruturas que permitem à população local e aos visitantes apreciar esta paisagem com todo o conforto e segurança.
O presidente do Turismo Centro de Portugal, Raul Almeida, desafiou hoje os autarcas da região a ligarem os territórios através de um anel de ecopistas. O desafio foi lançado, na inauguração da Ecopista do Vouga, em Viseu. “Deixo o desafio de criarmos um grande anel de Ecopistas, que ligue as Ecopistas do Dão, do Vouga, do Mondego e a EuroVelo – Rota da Costa Atlântica. Dessa forma, ficaria fechado um anel completo, que atrairia ainda mais pessoas aos territórios da região Centro de Portugal. A Turismo Centro de Portugal esta cá para vos ajudar a estruturar este produto”, sublinhou Raul Almeida.
Na mesma intervenção, Raul Almeida elogiou a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, pelo facto de a Ecopista do Vouga se enquadrar na estratégia regional e nacional de promoção turística. “Quero dar os parabéns aos autarcas e à CIM Viseu Dão Lafões por este projecto. Este está alinhado com a estratégia do Turismo Centro de Portugal e do Turismo de Portugal, que coloca o Turismo de Natureza como um dos maiores activos estratégicos da região e do país. A Ecopista do Vouga cumpre também outros objectivos, como a possibilidade de desenvolvermos outros produtos relacionados, casos da gastronomia e do termalismo, e atenua os efeitos da interioridade, ao trazer mais os turistas para territórios de baixa densidade”, frisou Raul Almeida.
Com uma extensão total de 65 quilómetros, este equipamento interliga-se com a Ecopista do Dão, sendo possível percorrer, a pé ou de bicicleta, e de forma ininterrupta, 114 quilómetros na região Viseu Dão Lafões. Esta passa a ser, assim, a maior ecopista contínua do país.
A cerimónia de inauguração contou também com a presença de Fernando Ruas, Presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, Luís Filipe, em representação da CCDR-Centro, e dos autarcas dos restantes municípios por onde passa a Ecopista do Vouga: Rui Ladeira (Vouzela), Vítor Figueiredo (São Pedro do Sul) e João Valério (Oliveira de Frades).
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
