A Junta de Freguesia de Meruge encerrará, no próximo sábado, dia 1 de Março de 2025, a exposição “ADRIANO 80 Anos – Vida e Obra”, que está patente na Associação dos Amigos de Meruge até essa data. A iniciativa integra as comemorações dos 80 anos do nascimento de Adriano Correia de Oliveira e o 50º aniversário do 25 de Abril de 1974.
O encerramento da exposição contará com um espectáculo musical, que terá lugar pelas 21 horas na Associação dos Amigos de Meruge. A actuação contará com a presença de João Queirós (viola e voz), David Queirós (viola) e Manuel Pires da Rocha (violino), que interpretarão baladas, fados e melodias imortais de Adriano Correia de Oliveira, criando um ambiente intimista e memorável.
A Junta de Freguesia de Meruge convida toda a comunidade a participar neste evento que pretende não apenas celebrar a vida e a obra de Adriano, mas também despertar a curiosidade sobre a sua contribuição para a cultura e a música em Portugal. 25 de Abril Sempre!
Adriano Correia de Oliveira, nascido no Porto em 1942, destacou-se como um dos grandes nomes da música portuguesa, especialmente na canção de intervenção. Com uma voz ímpar, que o levou a ser o primeiro tenor do Orfeão Académico de Coimbra, Adriano lançou-se no mundo da música em 1963, gravando o emblemático “Trova do Vento que Passa”, e, em 1968, fez história ao lançar o primeiro disco LP de música de intervenção em Portugal, “O Canto e as Armas”.
A sua participação activa na Revolução dos Cravos de 25 de Abril, através de sessões de “canto livre”, contribuiu para a luta por um Portugal livre e democrático. A sua carreira foi marcada por um compromisso inabalável com as lutas sociais e pela produção de canções que ecoam a sua mensagem de esperança e justiça.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc

