A maioria das 43 escolas primárias que deveria ter encerrado no Verão por falta de alunos prepara-se para receber esta semana as crianças para mais um ano lectivo. Apenas três fecharam portas. Duas delas em Celorico da Beira, as escolas do Fornotelheiro e do Baraçal, e uma terceira em Viseu (Escola Básica de Travanca). Praticamente todas as restantes deveriam encerrar, mas os responsáveis locais conseguiram que permanecessem em funcionamento, ao abrigo da “autorização excepcional de funcionamento” que lhes foi atribuída para leccionarem no ano lectivo de 2021/2022. Este estabelecimento se luta por manter a primária aberta
Os dois estabelecimentos de Celorico da Beira, segundo o director do Agrupamento de Escolas do concelho, encerraram de forma natural. Por falta de alunos. “Não tinham crianças”, explica Manuel Portugal.
Esta é uma história antiga, que começou com o processo de reorganização da rede escolar. A maioria das escolas que aparece na lista do Ministério da Educação vive há mais de uma década nesta incerteza, já que todos os anos o seu nome volta a constar de uma nova lista divulgada pela tutela.
Ainda no Governo de José Sócrates foi decidido encerrar todas as primárias com menos de 21 alunos e o Ministério da Educação divulgou uma lista com cerca de 900 escolas que teriam de encerrar definitivamente até ao final do ano lectivo de 2010-2011.
Na última década, as escolas foram fechando e a lista foi mirrando. Segundo relatos de professores e responsáveis autárquicos, ao longo destes 12 anos, houve escolas que desapareceram, mas também houve algumas que fecharam e voltaram a reabrir passados uns anos.
A lista actual tem escolas de norte a sul do país e revela que não é só no interior desertificado que se luta por manter a primária aberta. As histórias de futuros incertos também se contam no litoral: Em Lisboa e Vale do Tejo há duas escolas no concelho de Sintra e outras cinco no distrito de Santarém. Todas deveriam ter encerrado em Junho, mas vão agora receber os seus alunos.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
