Foi outra vez anunciado o projecto dito de “Requalificação do Estádio Municipal de Oliveira do Hospital” dizem-nos que ao abrigo de um “Contrato-Programa” entre a Câmara Municipal e a DGAL – Direcção-Geral das Autarquias Locais, projecto que atinge 1 milhão e 28 mil Euros dos quais “apenas” 450 mil (cerca de 43,7 %) é que provêm da DGAL, sendo que o restante = 578 mil Euros (56,3%), são para a Câmara pagar e ainda veremos qual será o custo final desta obra…
Digamos com optimismo que aquilo que vier “é ganho” mas também não deixa de ser um mau “negócio” para a Câmara que vai pagar mais de 28,5 % (mais 128 mil Euros) que a supra mencionada comparticipação pública da DGAL…
A obra principal consiste na renovação dos Balneários e numa nova “Área Social” com várias utilidades. São melhorias de facto mas é muito discutível que sejam prioridades do ponto de vista estratégico. E faltará a seguir instalar um novo relvado em relva natural que com relva “artificial” o FC Oliveira do Hospital (SAD), na actual divisão de futebol em que está a competir, não pode jogar em artificial e, por isso, tem andado a jogar em Tábua, por exemplo…
Ora, um investimento camarário no valor de 578 mil Euros provenientes do Orçamento Municipal é um valor muito próximo daquele que a Câmara transfere anualmente, por protocolo, para as 16 Juntas de Freguesia do Município ! É muita massa do nosso dinheirinho público ! E sem justificação de facto estratégica que o futebol lá praticado esteve resumido às equipas de formação apesar de, muito recentemente, o FC Oliveira do Hospital ter entrado com uma equipa sénior nos campeonatos distritais. Enfim, assim já há mais alguma justificação para os subsídios anuais da Câmara Municipal para o “velho” FC Oliveira do Hospital – em 2023 foram 191 mil Euros – e mesmo para a obra já pronta a andar da “requalificação” do Estádio Municipal embora, reafirmo, isso não seja a solução estratégica para o Município. Aliás, ainda não nos foi esclarecida a situação – houve lugar a alguma indemnização ou outro qualquer acordo financeiro ? – com um anterior projecto de “requalificação” que chegou a ser iniciado e logo interrompido por causa do novo projecto…
A verdadeira alternativa que se reclama é a construção de um novo “Complexo Desportivo” em Oliveira do Hospital.
Já há muito que vimos a reclamar a construção de um novo “Complexo Desportivo” no concelho de Oliveira do Hospital considerando até que o actual Estádio Municipal está “encravado” naquela zona da Cidade.
De hoje em dia, e salvaguardando certo tipo de “negociatas” – como por exemplo aconteceu com a construção do novo Estádio Municipal de Coimbra, em S. José – é aconselhável não “enxertar” complexos desportivos dentro de áreas urbanas sobretudo se incluírem futebóis. Enfim, Oliveira do Hospital – Cidade ainda terá áreas susceptíveis de “aguentarem” com esses Complexos Desportivos (e respectivos parques de estacionamento) mas ainda assim será de se procurar alternativas mais descomprimidas em termos urbanos.
E tal como até foi anunciado publicamente, há quem disponibilize terrenos para isso e gratuitamente !… Então Executivo da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital ?
4 de Novembro de 2024
Autor: João Dinis, Jano
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc

