Home - Últimas - “Este deve ser um dos melhores anos de sempre de vinhos da Tavfer no Dão”

“Este deve ser um dos melhores anos de sempre de vinhos da Tavfer no Dão”

“Este deve ser um dos melhores anos de sempre de vinhos da Tavfer no Dão”, conta João Loureiro coordenador da vindima na quinta do Mosteiro, no concelho de Penalva do Castelo, onde a vinha, a perder de vista, desce mesmo até à margem do rio Dão. “Estou convencido que a relação quantidade e qualidade será extraordinária”, acentua o responsável pelos vinhos daquele grupo empresarial, sublinhando que a vindima naquela encosta vai prolongar-se por Outubro.

“As uvas estão com um excelente potencial de qualidade, pois foi um Verão sem grandes vagas de calor e com grandes amplitudes térmicas entre dia e noite, o que permitiu uma excelente maturação das uvas”, conta. “É um ano muito equilibrado, tanto ao nível da qualidade como da quantidade, com boas produções”, continua João Loureiro.

O calor intenso que se fez sentir e que obrigou a antecipar as vindimas uma semana em relação ao ano passado foi um dos problemas que tiveram de superar. “Houve dias com temperaturas de 43 graus. Tivemos momentos em que foi necessário parar para as pessoas se recolherem um pouco à sombra e a beberem muita água. Foi complicado”, conta este responsável, lembrando que também os horários de trabalho foram alterados para contornar os períodos de maior calor.

Estas condicionantes, aliadas à falta de pessoal, estão a levar a empresa a ponderar a compra de uma máquina de vindimar.  “A vindima mecânica, no entanto, tem sempre uma utilização limitada e nunca poderá ser utilizada na colheita das uvas destinadas aos melhores vinhos, como reservas, grande reserva e grande escolha ou espumantes. Para estes grandes vinhos têm de se manter a colheita manual”, reforça João Loureiro, lembrando que é necessário ter também em conta o terreno, muitas vezes com encostas ingremes, que não permite a mecanização. “Mas aqui temos uma vinha em que é perfeitamente possível utilizar a máquina para colher parte das uvas”, conclui.

Novas marcas do Dão…

As vinhas do Dão possibilitam ao grupo Tavfer colocar no mercado marcas como Quinta do Serrado e Picos do Couto. Mas a quantidade e qualidade das uvas deste ano vai permitir à empresa lançar novas marcas, como Senhor das Almas, Forcão, Fernão Rodrigues Pacheco, O Teimoso, João Brandão, Domingos Joanes e Vale do Alva.

LEIA TAMBÉM

frio

IPMA prevê trégua na chuva e descida das temperaturas na próxima semana

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma diminuição significativa da precipitação …

Universidade Sénior de Carregal do Sal vai recriar ida histórica à Feira do Queijo de Celorico da Beira

A Universidade Sénior de Carregal do Sal promove, na próxima sexta-feira, 20 de Fevereiro, uma …