As estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela voltaram a abrir hoje depois de terem estado fechadas desde o final da tarde de ontem devido à queda de neve. Nos últimos dias, tem sido muito o frio e o nevoeiro, mas pouca a neve, no entanto durante o final do dia de terça-feira e a madrugada de hoje nevou e obrigou as Infra-estruturas de Portugal a cortar os acessos à Torre por questões de segurança.
Duas das nove pistas de ski já estão a funcionar desde o dia 8, com o apoio dos canhões de produção de neve artificial. Mas, segundo as previsões meteorológicas, a neve pode voltar a cair na Serra da Estrela nos próximos dias.
A inauguração, recorde-se, estava prevista para 16 de Dezembro de 2023, mas só agora se reuniram as condições meteorológicas necessárias. As temperaturas de zero graus dos últimos dias permitiram que as máquinas pudessem dar início à produção da neve artificial e à abertura das pistas do Cântaro e do Covão (com 229 e 155 metros de extensão, respectivamente). “Chegou o dia porque tanto esperávamos”, lê-se na publicação da entidade responsável por aquelas estruturas. As duas pistas são classificadas como muito fáceis de esquiar e os praticantes contam também com os apoios do tapete rolante e do telesqui. O passeio no teleférico já esteve em funcionamento esta época, mas só durante o fim de semana de 16 e 17 de Dezembro. Agora espera-se que o tempo permita a prática da modalidade até pelo menos Abril.
Os bilhetes para a estância de esqui são vendidos exclusivamente online, através do site ou da aplicação. O ingresso diário com seguro incluído custa 25 euros para adultos e 15 euros para os miúdos. O material pode ser alugado no local e o equipamento completo para um dia tem o custo de 25 euros (com direito a esquis ou prancha de snowboard, botas, bastões e capacete). Pode ainda optar por ter aulas individuais ou colectivas a partir de 45 euros.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
