Moradores de Chão Sobral e da Aldeia da Gramaça foram retirados por precaução enquanto as chamas ameaçam várias localidades. Oliveira do Hospital activa Plano Municipal de Emergência face a incêndio florestal.
Vinte e oito pessoas foram evacuadas hoje em Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, devido ao incêndio florestal que lavra na região. Nove residentes da Aldeia da Gramaça e 19 de Chão Sobral foram encaminhados para a escola básica da Ponte das Três Entradas por precaução.
O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, disse ao Notícias de Coimbra que os serviços da autarquia estão a acompanhar a situação desde as 6h00 da manhã. “Ao nível da Freguesia de Aldeia das Dez, estivemos em Vale Maceira, na Gramaça e no Chão Sobral. Houve a necessidade por precaução de 19 pessoas de Chão Sobral que foram encaminhadas para a escola básica da Ponte das Três Entradas. Também foram evacuadas nove pessoas da Aldeia da Gramaça que faz aqui fronteira com o concelho de Arganil”, afirmou.
O autarca sublinhou que a vigilância está reforçada em várias localidades, nomeadamente Casal Cimeiro, Vale de Maceira, Golinho e Parente. “Estamos muito atentos, com uma vigilância apertada. Contratámos maquinaria pesada para abrir aceiros e tentar conter o avanço do fogo”, acrescentou José Francisco Rolo.
As autoridades mantêm operações de monitorização contínua, envolvendo bombeiros, GNR e protecção civil, com o objectivo de proteger as populações e minimizar os impactos do incêndio.
Oliveira do Hospital activa Plano Municipal de Emergência face a incêndio florestal
O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, com o apoio unânime da Comissão Municipal de Protecção Civil, deliberou hoje, às 13h30, a activação do Plano Municipal de Emergência e Protecção Civil, face ao incêndio que teve início no Piódão e que se mantém activo no território, nomeadamente na freguesia de Aldeia das Dez.
Perante a situação, a autarquia apelou à população para agir com responsabilidade, de forma a garantir a segurança dos residentes e permitir a actuação eficiente dos bombeiros e das forças de autoridade. Foi recomendado evitar circular em espaços florestais, proteger-se do fumo, não permanecer em parques, espaços de lazer ou zonas de veraneio de difícil acesso, incluindo junto das praias fluviais.
Os moradores devem permanecer dentro das aldeias e vilas e, sempre que necessário, próximo dos pontos de encontro de emergência. A população deve ainda seguir sempre as indicações das forças de autoridade e dos bombeiros, uma vez que a protecção de cada um contribui para a segurança de todos e permite salvaguardar vidas e defender o território.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
