Home - Sociedade - Evocação assinalou dois anos da morte de Manuel Cid Teles

Evocação assinalou dois anos da morte de Manuel Cid Teles

No dia em que se assinalou o segundo ano da sua morte, o escritor Manuel Cid Teles viu cumprido um dos seus últimos desejos. Numa cerimónia que teve início no Salão Nobre da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e culminou no cemitério da cidade, foi descerrada a placa colocada sobre a lápide da sepultura do escritor, onde consta o poema da sua autoria:

“Aqui jaz Cid Teles
Sob uma pedra gelada
O que sonhava ser tudo
E afinal nunca foi nada”

Realizada no âmbito das comemorações do centenário do nascimento do artista multifacetado que deixou inúmeras marcas culturais em Oliveira do Hospital, a evocação ficou ainda marcada pela declamação de poemas e a visualização de uma curta-metragem produzida com base na recolha fotográfica e exposição de pintura patentes na Casa Museu D. Emília Vasconcelos.

Responsável pela recuperação de grande parte do espólio deixado pelo autor, António Simões Saraiva recordou o poeta que perpetua o seu nome na praceta localizada no centro da cidade. Detalhadamente, o reconhecido amigo do escritor falecido explicou o modo como recolheu cada poema, cada pintura e outras obras de arte, muitos deles usados por Cid Teles para forrar prateleiras e outros até para calçar cadeiras e armários.

Conhecida como a grande amiga de Cid Teles, Rosa Lobo recordou a “nobreza do seu carácter e a retidão dos seus princípios”. Inquietação, paciência, simplicidade, modéstia e total ausência de vaidade foram características que a amiga, através da declamação de poemas do autor, identificou no escritor, cujo nome espera ver recordado.

“Honramos-lhe a memória, mas Manuel Cid Teles não se esgota durante o ano em que comemoramos o centenário do seu nascimento. Depois de 8 de março de 2012 deve continuar a haver Manuel Cid Teles”, referiu Rosa Lobo.

Até ao final deste ano, o nome de Manuel Cid Teles vai continuar a ser recordado através de várias iniciativas que vão decorrer mensalmente no âmbito das comemorações do seu centenário. Manuel Cid Teles nasceu a 8 de março de 1911 e faleceu aos 98 anos, no dia 25 de abril de 2009.

LEIA TAMBÉM

Bombeiros da região da Serra da Estrela receberam apoio de grupo de emigrantes dos Estados Unidos

Grupo “CC Os Serranos” é uma instituição que tem promovido ao longo dos anos os …

Onda de calor pode levar “a quebra de 70 por cento na produção de fruta da região Centro”

O longo período de tempo previsto de altas temperaturas está a preocupar os produtores de …