Home - Últimas - FACIT abriu em Tábua com aposta entre a música e o mundo empresarial

FACIT abriu em Tábua com aposta entre a música e o mundo empresarial

O Secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, presidiu ontem à inauguração da FACIT 2025 – Feira Agrícola Comercial e Industrial de Tábua, anunciando vários investimentos e apoios aos produtores e agricultores com a finalidade de tornar as florestas mais seguras., nomeadamente, candidaturas a um “bolo” de 50 milhões de euros destinados à aquisição de equipamentos para abrir faixas nas florestas para a gestão de combustível. As candidaturas estarão expostas no site do ICNF (Instituto de Conservação da Natureza e Florestas)

A abertura da feira, que vai decorrer até ao próximo domingo, motivou a presença das personalidades conhecidas da vila tabuense, de todos os vereadores, membros do município da ilha do Sal, em mais uma presença em Tábua devido à geminação em curso com aquele município cabo-verdiano, líderes do PSD local, presidentes das mais diversas associações e instituições.

O artista Aires Silva, muito popular no concelho, abriu a animação musical do evento e que terá como um dos seus pontos mais em destaque, a presença de Tony Carreira na noite de sábado, dia 28.

Presentes cerca de 130 expositores representativos dos mais variados sectores de atividade, com uma “invasão”, literalmente falando, do stand da Cruidoce, onde os saborosos pasteis de nata e salgados foram devorados num ápice. Maior movimento, mais do que no ato inaugural, verificou-se no sector dos restaurantes, a cargo das associações e dos dois clubes de futebol mais representativos do concelho ( GD Tabuense e Tourizense), na sua maioria, a apostarem na confeção de pratos da gastronomia regional. Por sinal, alvo dos maiores encómios, como foi o caso da chanfana servida no espaço destinado a Pousadouros.

Voltando aos discursos, o membro do governo e antigo autarca em Vouzela, Rui Ladeira, teceu os maiores elogios a “esta demonstração de vitalidade” que o concelho de Tábua deu mostras, importante para captar novos projetos empresariais para a região.

Ricardo Cruz falou nos investimentos que foi preciso fazer para esta FACIT, nomeadamente, o alargamento da área dos espetáculos, não deixando, contudo, de frisar a aposta no sector empresarial e no networking, que terá uma sessão especial pelas 19 horas de sexta-feira, desejando ainda bons negócios para os empresários, tendo referido que o investimento de cerca de 300 mil euros no certame se traduz numa valorização para o concelho.

José Leite

LEIA TAMBÉM

PJ deteve em Nelas homem procurado no Reino Unido por abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária deteve, ontem, em Nelas um homem de 45 anos, procurado pelas autoridades …

GNR contabiliza quase 90 estradas cortadas no distrito de Coimbra devido ao mau tempo

O Comando Territorial de Coimbra da Guarda Nacional Republicana contabiliza 88 estradas nacionais e municipais …