Figura respeitada na arbitragem nacional, foi árbitro assistente nos quadros da FPF, observador desde 2020/2021 e dirigente activo da Associação de Futebol de Leiria. Morreu esta sexta-feira, de forma súbita, aos 44 anos.
O observador nacional de arbitragem, natural de Seia, e dirigente da Associação de Futebol de Leiria Rui Freire faleceu esta sexta-feira, aos 44 anos, vítima de doença súbita. Natural de Seia, residia em Leiria e tinha um percurso notável no futebol português, tanto em campo como na gestão da arbitragem
Formado como árbitro em 2006/2007, Rui Freire teve um percurso marcado pela dedicação ao futebol e ao associativismo. Natural de Seia, mas radicado em Leiria há vários anos, faleceu de forma inesperada, sem qualquer doença prévia identificada, segundo a Federação Portuguesa de Futebol.
Desempenhava, desde a época 2020/2021, funções como observador nacional de arbitragem da FPF, responsável pela avaliação técnica de árbitros e árbitros assistentes em competições oficiais.
Na Associação de Futebol de Leiria, integrava a Comissão de Apoio e Validação e a Academia de Arbitragem, estruturas orientadas para a formação e acompanhamento de novos quadros de arbitragem. Foi também sócio fundador e dirigente do NAFLIS – Núcleo de Árbitros de Futebol do Lis, associação que tem desempenhado um papel relevante no distrito.
Além da ligação ao desporto, era antigo aluno da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova (ESGIN) e membro activo da Carpe Tuna, sendo recordado por colegas e amigos pela sua entrega, profissionalismo e espírito de camaradagem.
A sua morte causou grande consternação no meio futebolístico. A irmã, Marta Freire, deixou nas redes sociais uma mensagem emocionada: “Levas contigo uma parte de mim… Amo-te muito. Até um dia, querido irmão”.
O Conselho de Arbitragem e a direcção da A.F. Leiria lamentaram publicamente o falecimento e endereçaram “as mais sentidas condolências à sua família e amigos”.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
