Quatro agregados familiares do concelho de Tondela, com carências habitacionais, vão ganhar no final desta semana uma casa “nova com a ajuda de cerca de três dezenas de voluntários da associação Just a Change e do Município de Tondela. Os 27 jovens, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, estão há dez dias a recuperar as casas destas famílias para lhes oferecer outro conforto e sobretudo qualidade de vida.
As empreitadas iniciaram-se no dia 18 de Agosto e terminam já no sábado. Esta quarta-feira (28 de Agosto), a presidente da Câmara Municipal, Carla Antunes Borges, e os vereadores Vera Machado e Francisco Fonseca acompanharam, no terreno, parte do desenrolar dos trabalhos.
“Este é um projecto muitíssimo importante. Este tipo de obra permite com a intervenção deste grupo de voluntários fazer uma requalificação do interior das habitações, melhorar as condições de habitabilidade. São intervenções que para o dia a dia das pessoas são fundamentais”, explica Carla Antunes Borges, salientando que sem esta parceria entre o município e a Just a Change não seria possível chegar a estas famílias.
Também a presidente da Junta de Parada de Gonta, Sandra Santos, garante que “sem a ajuda” da Câmara e da associação “nunca teria sido possível efetuar” as obras nas três casas da freguesia. “Esta é a primeira vez que estão cá e esperamos que não seja a última. Já conseguimos ajudar três famílias e esperemos nos próximos anos continuar no mesmo sentido”, diz.
Além de Parada de Gonta, os voluntários da organização sem fins lucrativos estão a realizar uma intervenção na freguesia do Guardão. As empreitadas passam pela reconstrução de telhados, pela reabilitação e pintura de fachadas, por revisões eléctricas, por melhoramentos da eficiência energética dos edifícios, com a instalação de novas janelas e portas, e pela reabilitação de cozinhas e casas de banho.
Estas obras vão ajudar a devolver o sorriso a oito beneficiários, nomeadamente duas idosas que vivem sozinhas, um casal e uma família constituída por uma idosa, o filho, a nora e o neto, com cinco anos.
Uma das beneficiárias, Lurdes Corgas, de 70 anos, não esconde a satisfação com as obras que estão a ser executadas na casa onde vive há 40 anos. “Eu não tinha meios para a reconstruir. Agora vai ficar melhor, está mais confortável, não vou apanhar tanto frio no Inverno, nem vai chover lá dentro”, aponta.
Nos trabalhos estão envolvidos 27 voluntários oriundos de vários pontos do país. Pela primeira vez, e com o apoio da autarquia, participam também três jovens do concelho. Maria Ferreira, de 19 anos, é uma delas. Natural do Botulho, em Molelos, resolveu aceitar o repto lançado pela Câmara Municipal, que desafiou os jovens do concelho a participarem no projecto.
“Já não é a primeira vez que estão em Tondela, o ano passado foi na minha freguesia e este ano soube que o município estava a motivar os seus próprios jovens a participar e juntamente com uma amiga decidimos experimentar”, conta. “Tem sido uma experiência muito engraçada, um pouco cansativa, mas é super engraçado saber mais sobre obras, estar com pessoas mais velhas, conhecer pessoas de várias zonas do país”, descreve a estudante de engenharia biomédica.
Já Rafael Jesus, de 21 anos, de Elvas, no Alentejo, participa pelo terceiro ano consecutivo num campo de trabalhos da Just a Change. Depois de Torre de Moncorvo e Alcanena veio para Tondela. “Está a ser uma experiência muito diferente, mas muito boa. Está a ser muito giro, as condições são óptimas, a nossa beneficiária é óptima, temos uma mega relação. As obras nas casas estão a correr bastante bem e, portanto, acho que o campo tem um feedback muito positivo”, refere o estudante de licenciatura em Ortoprotesia.
Já Diogo Santos, da Just a Change, e também ele voluntário desde 2018, explica que estas duas semanas de trabalho em Tondela são “muito intensas”. “Estamos das 08h00 às 18h00 sempre em obra porque há muito para fazer e muito pouco tempo”, adianta, realçando que o trabalho da associação “começa na obra, mas não acaba aí” na medida em que envolve sempre fortes laços sociais entre os jovens e as pessoas que são ajudadas.
O responsável garante ainda que não é difícil recrutar voluntários para esta causa. “É muito fácil porque felizmente os jovens estão atentos a estas questões. É um voluntariado que eles têm interesse em fazer e saem sempre recompensados daqui”, defende, dando o seu próprio exemplo. O arquitecto, de 28 anos, começou há seis anos e confessa nunca mais conseguiu deixar este projecto social.
A presidente da Câmara de Tondela faz questão de agradecer publicamente o esforço do Diogo e de todos os outros voluntários. “Vocês são um exemplo para todos nós e merecem o nosso reconhecimento. Quero agradecer-vos a disponibilidade por ano após ano virem a Tondela e por abraçarem este desafio”, afirma.
Este é o sétimo ano em que a Just a Change está no concelho. Tondela é, de resto, um dos municípios do país onde esta organização está há mais tempo. A associação chegou ao território logo após os grandes incêndios de Outubro de 2017. Com o apoio da Câmara Municipal, os voluntários da instituição já reabilitaram 26 habitações de famílias desfavorecidas, num investimento global de cerca de 344 mil euros.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
