O município de Pinhel realiza a 27.ª edição da Feira das Tradições e Actividades Económicas, nos dias 25, 26 e 27, depois de uma pausa forçada e de uma edição ‘online’ em 2021. A autarquia refere que o evento anual é considerado “o maior certame de Inverno da Beira Interior”, vai decorrer no Centro Logístico de Pinhel, com o tema “O Melhor de Pinhel”, e inclui tradições e costumes, concertos, exposições, tasquinhas e música popular. O certame será inaugurado pelas 17h00 de dia 25, no Centro Logístico de Pinhel e o acesso aos três dias do evento tem um bilhete único que custa cinco euros.
.O cartaz do certame destaca ainda concertos de Tony Carreira, Mickael Carreira e David Carreira (juntos em palco, pelas 23h00 do dia 25), PutzGrilla (25), Calema e DJ Mastiksoul (26) e The Luckie Duckies (27), entre outros.
A autarquia de Pinhel refere que a 27.ª edição da Feira das Tradições e Actividades Económicas, à semelhança das últimas edições, “é esperada a participação de cerca de 200 expositores distribuídos por espaços amplos e diferenciados” (freguesias do concelho, instituições, saberes e sabores, actividades económicas e tasquinhas – área com restaurantes e bares, onde também decorrem os espectáculos).
A COVID-19, ainda assim, vai condicionar o evento, com a organização a optar por não realizar o tradicional Desfile Alegórico, que habitualmente dava início à Feira das Tradições. “Inaugurada a Feira das Tradições e abertos os espaços de exposição, o fim de semana prolonga-se com um vasto programa de animação musical com espectáculos de vários géneros, desde música tradicional a sonoridades mais contemporâneas, destacando-se os concertos de grupos locais, mas também de bandas e artistas reconhecidos a nível nacional e internacional”, referiu a fonte.
O programa da edição de 2022 da Feira das Tradições também inclui a realização de um colóquio, no dia 26, a partir das 14h30, e a entrega dos prémios do Concurso de Fotografia Objectiva Pinhel, também ele dedicado ao tema “O Melhor de Pinhel”.
No último dia do evento, dia 27, a partir das 14h00, destaca-se a iniciativa “A nossa música, a nossa cultura, o nosso povo”, com actuação dos grupos de música tradicional do concelho de Pinhel (Grupo de Bombos São Bernardo/Quintã dos Bernardos, Grupo de Concertinas do CDEP/Pinhel, Grupo de Concertinas de Safurdão, Grupo de Concertinas de Freixedas, Grupo de Concertinas da Casa do Povo de Pinhel, Grupo de Concertinas de Alverca da Beira/Bouça Cova, Grupo de Concertinas de Vascoveiro e Rancho Folclórico “A Flor do Campo” de Souropires).
Tendo em conta a situação de pandemia, o município de Pinhel, presidido por Rui Ventura, adiantou que “vai procurar garantir todas as condições de segurança, fazendo cumprir um conjunto de normas que serão atempadamente divulgadas”.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
