A tradição não se vai cumprir este ano em Tábua. A Câmara resolveu não realizar a Feira de São Martinho que tinha lugar geralmente no dia 11 de Novembro há mais de três décadas. “Mudou-se a data para um dia mais próximo do dia 11, que calhava sempre no segundo domingo. Este ano, por iniciativa do actual executivo, resolveram não realizar a Feira de São Martinho, um facto que revoltou inúmeros feirantes”, diz-nos José Carlos, um dos habituas comerciantes que diz exprimir o sentido geral de outros seus colegas que esperavam que a Feira tivesse lugar na data indicada, sustentando que se trata de um evento secular, bem enraizado no povo tabuense.
“A explicação que o vereador do pelouro me deu, David Pinto, é que havia na mesma data uma feira com as mesmas características em São Martinho da Cortiça e em Meruje, localidades próximas de Tábua, as quais não têm nada a ver com Tábua, ficam em dois concelhos distintos e a nossa é bem mais antiga”, diz-nos José Carlos, pondo em causa as declarações do vereador ao referir que se tinha aconselhado com várias pessoas para tomar essa decisão: “ Já falei com mais de cem pessoas e todas se mostraram contra a situação, o que significa dizer que não falou com ninguém. É uma vergonha”.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
