O Município de Seia promove, de 18 a 21 de Fevereiro, a 46ª edição da Feira do Queijo Serra da Estrela. O evento dedicado à promoção do queijo e dos produtos endógenos, tem como palco o Mercado Municipal e área envolvente.
O enfoque do evento recai no sector produtivo deste produto endógeno de qualidade, o queijo, para a qual a autarquia refere que “são convidados todos os produtores (pastores, queijarias tradicionais, queijo DOP e fábricas)”. “À festa associam-se outros sabores regionais, como o pão, o vinho do Dão, os enchidos e o mel, bem como o artesanato, lã Serra da Estrela, ovinos e o cão Serra da Estrela”, explica uma nota do município.
O programa de animação para os quatro dias da feira assenta na cultura e musicalidades locais e, na já habitual, recriação da Quinta do Pastor, mostra do Cão Serra da Estrela, demonstrações culinárias, entre outros. As inscrições para a participação na feira, que é uma imagem de marca do município e da região, estão abertas até ao dia 22 de Janeiro de 2023 na página de internet do Município (cm-seia.pt).
A Feira do Queijo é promovida pelo Município, em estreita parceria com a Associação de Artesãos da Serra da Estrela, a Associação Nacional Criadores Ovinos Serra da Estrela, a Liga dos Amigos e Criadores do Cão Serra da Estrela, a Estrelacoop e a Associação para o Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
