Home - Últimas - Festa da Paz assinala os 80 anos do armistício na Aldeia da Benfeita

Festa da Paz assinala os 80 anos do armistício na Aldeia da Benfeita

Celebração decorrerá entre 6 e 11 de Maio, com sessão solene, concerto de Rui Massena e toque das 1620 badaladas que marcaram o fim da guerra em 1945.

A aldeia da Benfeita, no concelho de Arganil, será palco da Festa da Paz, evento que se realiza este ano com especial significado ao celebrar os 80 anos do término da Segunda Guerra Mundial. A data marca o momento histórico de 7 de Maio de 1945, quando a pequena comunidade da Benfeita foi uma das primeiras em Portugal – e até no mundo – a comemorar o armistício, com o toque simbólico de 1620 badaladas da sua recém-construída torre sineira. Esta tradição, que perdura até aos dias de hoje, é um símbolo de paz e memória que une gerações em torno dos ideais da convivência pacífica.

Em contexto mundial de crescente tensão, explica a organização, esta celebração adquire maior relevância, oferecendo um momento de reflexão sobre os valores fundamentais da paz e da solidariedade entre os povos. O evento, sublinha, será uma oportunidade para relembrar e reforçar os ideais que permearam o final da guerra e para reflectir sobre os desafios contemporâneos à paz.

A agenda da Festa da Paz contará com várias actividades entre os dias 6 e 11 de Maio. No dia 6, um jantar de boas-vindas abrirá as celebrações às 20h00. O dia 7 de Maio será o ponto alto do evento, com uma sessão solene pela Paz às 11h00, seguida pela interpretação do Hino à Alegria às 13h00, e um almoço comunitário. Às 14h00, será realizada a simbólica cerimónia de “Ouvir a Paz”, com 1620 badaladas, e, às 15h00, a inauguração do Painel da Paz.

Nos dias seguintes, o evento continuará com um concerto pela Paz, com o maestro Rui Massena, no dia 9 de Maio, às 18h00, e culminará no dia 11 com uma caminhada pela Paz, às 9h00, e um almoço de convívio.

A Festa da Paz é organizada pela Câmara Municipal de Arganil e pela ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento das Aldeias do Xisto.

LEIA TAMBÉM

Universidade Sénior de Carregal do Sal vai recriar ida histórica à Feira do Queijo de Celorico da Beira

A Universidade Sénior de Carregal do Sal promove, na próxima sexta-feira, 20 de Fevereiro, uma …

Câmara de Gouveia encerra Rua 1 de Dezembro por perigo de aluimento

A Rua 1 de Dezembro, em Gouveia, foi encerrada ao trânsito por tempo indeterminado, devido …