A FICABEIRA – Feira Industrial, Comercial e Agrícola da Beira Serra e Feira do Mont’Alto, que contará na inauguração com a ministra Ana Abrunhosa, associa-se à APPACDM Coimbra – Unidade Funcional de Arganil na construção da Casa dos Afetos. A totalidade da receita obtida durante os cinco dias de certame, que decorre em Arganil (6-10 Setembro), vai reverter para este futuro lar residencial destinado a pessoas com deficiência intelectual, que tem a missão de proporcionar mais tranquilidade e oportunidades a estes utentes e às suas famílias, promovendo a sua autonomia pessoal e social.
A Casa dos Afetos, com capacidade para 18 pessoas, é um sonho que nasceu há 15 anos e funcionará como complemento do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, da APPACDM Coimbra, a funcionar em Arganil. O investimento previsto para esta obra ronda 1,1 milhões de euros e o arranque da empreitada é assinalado no dia 14 de Setembro, pelas 15 horas, com a colocação da primeira pedra.
Trata-se de uma valência que vai permitir fazer frente a uma realidade que vem ganhando cada vez mais expressão no território e que se prende com a falta de retaguarda familiar destes utentes, dado o avançar da idade dos progenitores ou demais cuidadores. Sem que os lares residenciais para idosos possuam estrutura adequada para os receber, a Casa dos Afetos surge como a resposta necessária e fundamental para suprimir esta preocupante lacuna existente no concelho e na região.
O imóvel onde irá surgir a Casa dos Afetos, no centro de Arganil, encontra-se devoluto há vários anos. Pertenceu à Direção Regional de Educação do Centro e servia para acolher alunos da região que vinham estudar para Arganil. Anos mais tarde, a Câmara de Arganil ficou na posse do imóvel, através de uma permuta de terrenos, e, posteriormente, cedeu o respetivo direito de superfície à APPACDM Coimbra para a concretização deste equipamento social.
O forte envolvimento da comunidade e o empenho do Município de Arganil permitiu reunir uma verba significativa nos últimos anos, mas que fica aquém dos 1,1 milhões de euros necessários para as intervenções que permitem a concretização de tão significativo e representativo desígnio.
Da candidatura ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES 3.0) resultou um incentivo financeiro de cerca de 570 mil euros, prevendo-se que a majoração de 20 por cento aprovado pelo Governo ao abrigo do Programa venha a representar um acréscimo de 114 mil euros ao financiamento já aprovado.
“O Município de Arganil e a APPACDM estão expectantes e optimistas quanto ao contributo financeiro que a FICABEIRA e Feira do Mont’Alto poderá a oferecer a este projecto solidário, através da receita de bilheteira”, refere a autarquia liderada pelo social democrata Luís Paulo Costa.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
