A Romaria de Nossa Senhora de Assedace cumpriu-se mais uma vez, no dia 8 de Setembro, naquele que é considerado um dos momentos mais marcantes na freguesia de Folgosinho, uma conjuntura de ligação profunda à terra, que une o sagrado e o profano.
O papel da Nossa Senhora de Assedace, considerada a protectora dos pastores e do gado da montanha, mantém-se fundamental na espiritualidade das gentes da Serra da Estrela. A Ermida, que se encontra isolada nos Casais de Folgosinho, a 935 metros de altitude, é, por isso, um local de culto, peregrinação, promessas e bênçãos.
O programa da festa anual teve início pelas 08h30, com concentração junto ao Adro de Viriato, tendo posteriormente decorrido a recriação da Romaria Tradicional à Nossa Senhora de Assedasse. Um trajecto de cerca de nove quilómetros até à Ermida da Nossa Senhora de Assedace, numa experiência orientada, acompanhada e interpretada da paisagem.
Do percurso da romaria fez parte a subida pela calçada romana dos Galhardos, iniciando a descida na Portela de Folgosinho, até ao cruzeiro da Assedace, chegando daí à ermida, onde se deu início às celebrações.
Junto à capela realizaram-se as celebrações religiosas da Eucaristia e a Procissão, organizadas pela Irmandade das Almas e conduzidas pelo pároco de Folgosinho, finalizando-se o programa com uma merenda comunitária tradicional, num momento de partilha e de convívio entre os fiéis.
A festa, que decorreu num ambiente único e genuinamente serrano, tendo início ainda no dia 7 de Setembro, com muitas as pessoas a deslocar-se ao local para ali pernoitarem e viverem intensamente o ambiente de fé e festa em torno da Nossa Senhora de Assedace.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
