O secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional inaugurou hoje oficialmente a Feira do Queijo Serra da Estrela Fornos de Algodres, uma cerimónia que decorreu no pavilhão gimnodesportivo da vila devido às obras que decorrem no Mercado. Este momento marcou o regresso, três anos depois, do evento, que decorre até amanhã, ao modo presencial. “Foram dois anos extremamente difíceis para todos nós”, assumiu o Presidente da CM de Fornos de Algodres, Manuel Fonseca.

O próprio governante fez questão de notar que o autarca parece bem mais satisfeito nesta edição. “Há seis anos quando eu vim a esta feira, o Presidente Manuel Fonseca não tinha o sorriso que tem hoje”, referiu Carlos Miguel. “Uma feira é o sítio de mostra de produtos, de compras e vendas, mas também é um sítio de encontros. Aquilo que eu vos desejo é que, para além de provarem os queijos, tenham bons encontros”, continuou.
Elogiou depois a plataforma digital “obomsabordaserra.pt”, criada em tempos de pandemia para ajudar os produtores na parte comercial, uma estrutura que alegadamente Carlos Miguel terá utilizado. “Encomendei queijo e posso-vos dizer que, em menos de 24h, eles chegaram à porta da minha casa. Isto quer dizer que funciona. E isso é muito bom”, confessou.
O Presidente da CM de Fornos de Algodres elogiou a resiliência de todos os produtores, mulheres e homens, que se dedicam ao Queijo da Serra da Estrela. “O Município, durante estes anos, tem apostado muito na valorização do Queijo da Serra da Estrela. Quando chegamos à Câmara Municipal havia apenas duas queijarias certificadas, neste momento, no concelho de Fornos de Algodres, já existem cinco”, alega Manuel Fonseca.
O autarca prometeu que o município vai continuar a apoiar o Queijo Serra da Estrela. Prometeu ainda “várias obras e iniciativas para os próximos anos”, como é o exemplo do Mercado Municipal, uma obra de cerca de 1 milhão e 300 mil euros.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
