Home - Outros Destaques - Fotógrafo Eduardo Gageiro homenageado em Meruge, terra de raízes familiares, com projecção de filme ao ar livre

Fotógrafo Eduardo Gageiro homenageado em Meruge, terra de raízes familiares, com projecção de filme ao ar livre

 Sessão ao ar livre decorre no dia 15 de Agosto, na Lage Grande, e integra o projecto “Ontem e Hoje: as Imagens de Abril”

O fotógrafo Eduardo Gageiro vai ser homenageado, no próximo dia 15 de Agosto, com a projecção ao ar livre de um filme sobre a sua vida e obra, em Meruge, freguesia do concelho de Oliveira do Hospital. A exibição está marcada para as 21h00, na Lage Grande, e insere-se no projecto “Ontem e Hoje: as Imagens de Abril”. A entrada é livre.

A obra cinematográfica, realizada por Tiago Cravidão, intitula-se “As Coisas Não São Feitas por Acaso” e será apresentada quase em estreia, numa iniciativa promovida pela Junta de Freguesia de Meruge em parceria com a associação cultural “Casa da Esquina”.

Segundo nota divulgada pela Junta de Freguesia, o filme evoca momentos marcantes do percurso de Eduardo Gageiro, considerado o mais distinto fotógrafo português de sempre, destacando o seu olhar sobre as grandes transformações em Portugal e no mundo ao longo das últimas seis décadas. O documentário parte de duas imagens icónicas do autor, cruzando-as com os bastidores da preparação do seu último livro.

A iniciativa integra ainda as comemorações oficiais dos 50 anos da Revolução de Abril, no âmbito de um programa promovido pela Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, em parceria com o Instituto de Cinema e do Audiovisual e o Fundo de Fomento Cultural.

Natural de Sacavém, mas com raízes familiares em Meruge, o fotojornalista faleceu a 4 de Janeiro de 2025. A Junta de Freguesia está actualmente a diligenciar junto da família e de entidades detentoras do espólio fotográfico de Eduardo Gageiro, com o objectivo de criar um espaço permanente que evoque a sua obra e a sua ligação à terra, incluindo imagens captadas durante visitas à Feira do Porco e do Enchido.

A homenagem em Meruge pretende celebrar o legado de um fotógrafo que viu e registou momentos decisivos da história recente portuguesa, como o instante em que, na madrugada de 25 de Abril de 1974, captou a última ameaça armada da ditadura antes da rendição ao capitão Salgueiro Maia.

A projecção do filme é de entrada livre.

LEIA TAMBÉM

Subida dos caudais dos rios Alva e Alvoco leva Câmara de Oliveira do Hospital a emitir alerta

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital lançou esta tarde um alerta à população devido …

Estradas cortadas em Penalva de Alva devido a deslizamentos

A estrada EM514 foi cortada esta manhã devido a um novo deslizamento de terras. A …