Home - Últimas - Gabinete Episcopal da Diocese da Guarda garante que missa de Ervas Tenras, Pinhel, foi uma celebração privada

Gabinete Episcopal da Diocese da Guarda garante que missa de Ervas Tenras, Pinhel, foi uma celebração privada

O Gabinete Episcopal da Diocese da Guarda assegura que a celebração Eucarística que foi noticiada na localidade de Ervas Tenras, concelho de Pinhel, numa altura em que estão proibidas, era à porta fechada. “Portanto não pública”, refere, acusando a equipa da SIC de ter recolhido imagens de forma abusiva (na reportagem surge assinalado que as imagens estão a ser recolhidas por câmara oculata) com recurso a um telemóvel.

“De acordo com as regras conhecidas e aprovadas pela DGS, todos os sacerdotes celebram diariamente a Eucaristia e também aos domingos, embora de forma não pública, como mandam as regras oportunamente dadas a conhecer”, continua o comunicado, salientando que a celebração Eucarística, mesmo em privado, tem necessariamente presença do Presidente e de mais alguns participantes, sempre em número reduzido e respeitando as regras. E pela informação que temos, na celebração Eucarística a que a notícia se refere, não estavam mais de seis participantes, além do Presidente”, sublinha.

O Gabinete Episcopal da Diocese da Guarda lamenta que tenha havido captação de imagens nesse espaço privado e fechado ao público, sem a devida autorização, o que pode ser considerado violação dos direitos das pessoas, nomeadamente o direito à privacidade.

No final, porém, os poucos fiéis presentes defenderam o sacerdote e asseguraram, para a câmara visível, que apenas deixam de ir à missa nas vindimas. O sacerdote, por seu lado, explicou que se trata de um número limitado de pessoas, alegando que sabe quem vem, e que é sempre respeitado o distanciamento social e o tempo élimitado a cerca de meia-hora. Sublinhou mesmo que as pessoas “precisam de respirar”.

Foto: facebook do jornal A Guarda

Ver a reportagem da SIC

 

LEIA TAMBÉM

Vereador do PS assegura maioria ao PSD na Câmara de Nelas e concelhia retira-lhe confiança política

O presidente da Câmara Municipal de Nelas, Joaquim Amaral, alcançou um entendimento com o vereador …

CM de Tondela aprova mais de 277 mil euros em apoios a entidades do concelho

A CM de Tondela aprovou, na reunião de 10 de Fevereiro, mais de 277 mil …