Programa ‘Floresta Ativa’ abre candidaturas a 2 de Junho, com apoios entre 650 e 800 euros por hectare. Primeira fase disponibiliza quatro milhões.
O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) anunciou esta quarta-feira, 14 de Maio, que o programa ‘Floresta Ativa’ vai disponibilizar seis milhões de euros em 2025 para a gestão e prevenção de incêndios florestais. A primeira fase do apoio arranca a 2 de Junho e decorre até 1 de Agosto, com quatro milhões de euros já disponíveis para execução.
De acordo com o ICNF, o programa visa incentivar a gestão activa dos espaços florestais, através da atribuição de apoios não reembolsáveis. Os valores oscilam entre os 650 euros por hectare, no caso de candidaturas individuais, e os 800 euros por hectare para candidaturas colectivas. Estas últimas serão aprovadas com prioridade, de forma a promover intervenções de maior escala e impacto.
A medida resulta de uma parceria entre o ICNF e a Agência para o Clima, sendo financiada pelo Fundo Ambiental. As candidaturas devem ser submetidas no Sistema de Gestão de Candidaturas do ICNF, disponível online.
O ICNF refere que o programa funcionará como um instrumento de valorização, resiliência e biodiversidade da floresta portuguesa, pretendendo ainda simplificar os mecanismos de apoio à manutenção dos espaços florestais e reforçar a sua capacidade de resposta a incêndios.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc