A empresa Desfruta, uma das principais operadoras de maçã em Portugal, foi declarada insolvente em Moimenta da Beira em 31 de Julho de 2023, após zanga entre os irmãos Bruno e Carlos Rui de Carvalho. A empresa está agora em leilão online pelo valor indicado pelo gerente da insolvente, mas as expectativas do gestor judicial da empresa são baixas, pois considera que o activo vale pouco mais de metade. O relatório do administrador de insolvência revela que os 40 trabalhadores foram despedidos devido à falta de fundos para pagamento dos salários e encargos.
A gigante das maçãs enfrentou dificuldades nos últimos anos, com a queda da facturação de 13,4 milhões de euros em 2021 para 9,8 milhões em 2022, devido a vários factores, incluindo investimentos não rentáveis e impactos da pandemia de Covid-19 e da guerra na Ucrânia, conta o jornal ‘Negócios’.
Os problemas financeiros da Desfruta resultaram em dívidas de 10,8 milhões de euros a 152 credores, e após estes rejeitarem o plano de recuperação da empresa no final do ano passado, entraram em processo de liquidação.
Agora, a sua unidade industrial está em leilão online por um valor base de 12,14 milhões de euros, mas o administrador de insolvência acredita que o activo valha cerca de metade desse valor, estimando que possa alcançar aproximadamente sete milhões de euros em leilão.
O processo atraiu interesse de alguns investidores, nomeadamente o dono da Quinta de Vilar, o maior operador de maçã da Beira Alta, que mostrou interesse em adquirir a Desfruta por seis milhões de euros há três meses.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
