O Comando Territorial da Guarda, através do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Gouveia e de Pinhel, deteve nos dias 7 e 8 de Dezembro três homens por caça com meios proibidos e em áreas de protecção, em dois momentos distintos, nos concelhos de Seia e Trancoso.
No primeiro caso, no dia 7 de Dezembro, durante uma acção de prevenção e fiscalização do acto venatório, os elementos do SEPNA de Gouveia detectaram um homem de 65 anos a caçar com recurso a meios proibidos, nomeadamente um chamariz, no concelho de Seia. O indivíduo foi detido em flagrante delito e foi apreendido o seguinte material: uma arma de caça, um chamariz, 44 cartuchos e uma bolsa com cinturão.
No segundo caso, no dia 8 de Dezembro, os elementos do SEPNA de Pinhel detiveram dois homens, de 39 e 61 anos, pela prática de caça de salto ao javali em área de protecção, a menos de 500 metros de duas instalações industriais, no concelho de Trancoso. Foram apreendidos duas armas de caça, duas cartas de caçador, dois livretes de manifesto de arma e oito cartuchos.
Os três suspeitos foram constituídos arguidos e os factos comunicados aos Tribunais Judiciais de Seia e Trancoso, respectivamente.
A GNR recorda que a captura de espécies não cinegéticas com meios e processos não autorizados constitui crime contra a preservação da fauna e das espécies cinegéticas, punível com pena de prisão até seis meses ou com multa até 100 dias.
A Guarda Nacional Republicana alerta ainda para a existência de áreas de protecção onde o exercício da caça é interdito, devido ao risco para a vida, saúde ou tranquilidade das pessoas, ou à possibilidade de causar danos materiais. Entre estas áreas incluem-se praias de banho e respectivos terrenos adjacentes, assim como terrenos próximos de estabelecimentos como escolas, hospitais, prisões, lares de idosos, instituições de protecção à infância, instalações militares ou de forças de segurança, entre outros serviços sensíveis.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc