O município de Gouveia adiou a tradicional Feira do Queijo Serra da Estrela, que costuma ocorrer na época do Carnaval, devido à pandemia por covid-19 para uma data ainda a decidir, provavelmente em Abril. “Este ano, as coisas não estão ainda claras para nós. Gouveia tem tido um número elevado de casos [de infecção] e nós não queremos criar condições para aglomerações de pessoas que possam originar um número ainda maior de contágios”, justificou o presidente da CM de Gouveia .
Luís Tadeu explicou que o município pretende realizar o evento anual, pela sua importância para a dinamização do sector, mas está a equacionar a possibilidade de o concretizar mais tarde, em data a decidir e a anunciar. Segundo o autarca, o município de Gouveia também cancelou outros eventos associados ao Carnaval, como a ExpoSerra – Feira de Actividades Económicas da Serra da Estrela, o Desfile de Carnaval ou a Queima do Entrudo (uma tradição que costuma ocorrer no dia de Carnaval).
A intenção da Câmara Municipal de Gouveia é fazer este ano a Feira do Queijo Serra da Estrela, mas “numa altura em que seja mais seguro”, possivelmente no início do mês de Abril, adiantou.
O responsável referiu, ainda, que uma Feira do Queijo só faz sentido se as pessoas tocarem e provarem o produto: “Não é só passar por uma banca, olhar e dizer ‘quero aquele’”. “Nos tempos que correm, isso não é muito possível, ou então só é possível realizar com um determinado número de regras que desvirtuam a feira e que a tornam difícil. Por isso, sempre que a fizermos terá que ser com regras, mas com regras mínimas. E, para isso, é preciso que as condições em termos de transmissibilidade [do coronavírus SARS-CoV-2] tenham baixado”, disse, concluindo que, para além do evento físico, a autarquia de Gouveia continua a promover as vendas de queijo Serra da Estrela nas plataformas digitais.
Correio da Beira Serra Jornal de Referência de Oliveira do Hospital e da região. Correio da Beira Serra – notícias da Região Centro – Oliveira do Hospital, Arganil, Tábua, Seia, etc
