Home - Últimas - Gouveia inaugurou mercado do Queijo e o renovado Mercado Municipal

Gouveia inaugurou mercado do Queijo e o renovado Mercado Municipal

A cidade de Gouveia conta a partir de hoje com o renovado mercado municipal, uma obra, orçada em cerca de 1,65 milhões de euros, que permitiu renovar os espaços, com lojas e espaços abertos, dotar a infra-estrutura de aquecimento e criar 70 lugares de estacionamento, parte deles interiores. O novo equipamento, que foi inaugurado durante a abertura do Mercado do queijo Serra da Estrela que se prolonga até amanhã, permite, pelo seu interior, a ligação entre duas ruas.

“Esta obra, que não começou bem devido a problemas do empreiteiro que inicialmente iniciou a renovação do edifício, só foi possível graças aos apoios comunitários”, disse o presidente da autarquia, Luís Tadeu. O novo mercado, que para já acolheu o evento anual dedicado ao queijo Serra da Estrela daquele concelho, não vai estar aberto apenas nos dias de mercado, ou seja, às quintas-feiras, mas, segundo os responsáveis, a estrutura poderá ter múltiplas utilizações e contará com um funcionário permanente. “Esta é uma prova que Gouveia sabe utilizar os apoios comunitários”, referiu Luís Tadeu que tinha ao seu lado a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, bem como a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Isabel Damasceno, entre outras figuras convidadas para o evento.

Luís Tadeu aproveitou para pedir mais apoio ao poder central para a autarquia poder concretizar outros projectos “necessários”. “Temos de arranjar dinheiro para outras obras”, atirou, referindo como exemplo a ampliação do museu Abel Manta, confirmando ainda que vai arrancar a renovação do cineteatro da cidade, uma empreitada orçada em 300 mil euros. “Não queremos requalificar por requalificar, mas para aumentar a qualidade de vida no concelho e atrair e fixar pessoas aqui pessoas”, frisou.

“Precisamos de apoio para requalificar o parque imobiliário para colocar casas no mercado a rendas a preços controlados, em especial para os jovens”, continuou, lembrando que Gouveia quer continuar a ter produtos de excelência como é o caso do vinho e do queijo e que existe a necessidade de proteger estas pessoas. “Temos de apoiar quem trabalha nestas áreas”, rematou, frisando que também uma das apostas do município passa precisamente pela aposta na digitalização e atracção de pessoas que podem laborar fora dos grandes centros.

“O Governo está a trabalhar em apoios compensem os “aumentos brutais dos custos de produção”

A ministra da Coesão Territorial assegurou que o Interior vai ter sempre um tratamento especial no seu ministério e prometeu medidas diferenciadoras. “Vamos continuar a ter medidas apenas para os territórios do interior e aquelas que não sendo só para territórios do interior vão ter um tratamento especial de majoração”, disse Ana Abrunhosa que diz reconhecer as complicações dos empresários que se instalam em áreas do Interior. “Todos sabemos que é muito mais difícil ser empresário nestes territórios de baixa densidade”, assumiu a governante, prometendo também medidas para ajudar os agricultores a superar as complicações da seca e da guerra.

“Há um conjunto de medidas que estão a ser trabalhadas e algumas já são conhecidas ao nível dos combustíveis. Mas há um outro conjunto de medidas que estão a ser trabalhadas no sentido de permitir por exemplo que os apoios comunitários que os agricultores recebem normalmente em Outubro sejam antecipados para Abril ou Maio”, disse, sublinhando que devem existir também apoios comunitários para compensar o aumento dos custos de produção. “Essa é uma acção concertada ao nível da Comissão Europeia, mas o próprio Governo tem um grupo de trabalho e em breve será anunciado um conjunto de medidas para ajudar os sectores mais afectados com o aumento do custo do gás, combustíveis e aumento do custo das matérias primas”.

Ana Abrunhosa enfatizou ainda que o compromisso do Governo é implementar rapidamente “um conjunto muito vasto de medidas” que compensem os “aumentos brutais dos custos de produção”.

LEIA TAMBÉM

frio

IPMA prevê trégua na chuva e descida das temperaturas na próxima semana

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma diminuição significativa da precipitação …

Universidade Sénior de Carregal do Sal vai recriar ida histórica à Feira do Queijo de Celorico da Beira

A Universidade Sénior de Carregal do Sal promove, na próxima sexta-feira, 20 de Fevereiro, uma …