Home - Últimas - Governo aprova comparticipação de 308 mil euros para requalificação da antiga Escola Profissional de Celorico da Beira

Governo aprova comparticipação de 308 mil euros para requalificação da antiga Escola Profissional de Celorico da Beira

Despacho publicado a 21 de Maio autoriza contrato-programa entre o município e o Estado. Obra envolve um investimento total superior a 617 mil euros e permitirá concentrar serviços nucleares do concelho no edifício requalificado.

O município de Celorico da Beira foi autorizado a celebrar um contrato-programa com o Estado, com vista à conservação e alteração do edifício da antiga Escola Profissional da vila. A decisão consta do Despacho n.º 5690/2025, publicado a 21 de Maio, e enquadra-se no regime de cooperação técnica e financeira entre o Governo e as autarquias locais.

Segundo informação divulgada pela câmara municipal, o projecto de requalificação da antiga Escola Profissional representa um investimento elegível total de 617 647,06 euros, dos quais 50% — ou seja, 308 823,53 euros — serão comparticipados pelo Estado, no âmbito do referido contrato-programa.

A autarquia salienta que esta verba “reveste-se de grande importância para Celorico da Beira”, permitindo não só a conservação do edifício, mas também a sua adaptação a novas funções. A futura utilização do espaço passará pela instalação e concentração de diversos serviços nucleares do concelho, que deverão assim passar a funcionar centralizadamente no edifício intervencionado.

A câmara municipal não especifica, para já, quais os serviços a transferir para o imóvel requalificado, nem o calendário previsto para o arranque da empreitada.

LEIA TAMBÉM

frio

IPMA prevê trégua na chuva e descida das temperaturas na próxima semana

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê uma diminuição significativa da precipitação …

Universidade Sénior de Carregal do Sal vai recriar ida histórica à Feira do Queijo de Celorico da Beira

A Universidade Sénior de Carregal do Sal promove, na próxima sexta-feira, 20 de Fevereiro, uma …